Bom dia.

Interligado 1

Embora o Linhão de Tucuruí, tecnicamente conhecido como Linha de Transmissão Manaus-Boa Vista, não seja um “portal mágico” capaz de resolver imediatamente todos os problemas energéticos do Estado, 10 de setembro de 2025 marca uma data histórica. Pela primeira vez, Roraima se conecta ao Sistema Interligado Nacional (SIN), deixando para trás décadas de isolamento, em cerimônia realizada no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília. A ausência do governador Antonio Denarium (Progressistas) foi notada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento, que em tom de brincadeira ou ironia, disse que esperava que ele estivesse acompanhando pela internet.

Interligado 2

O evento reuniu autoridades, técnicos e parte da bancada roraimense. O investimento foi de R$ 2,6 bilhões, em 725 quilômetros de circuito duplo de 500 quilovolts, partindo da Subestação Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista. Com a nova conexão, Roraima poderá reduzir gradualmente o uso de usinas térmicas a óleo diesel, evitando mais de 1 milhão de toneladas de CO₂ por ano. Além de energia, o linhão transporta cabos de fibra óptica, possibilitando maior estabilidade da internet e da telefonia.

Interligado 3

A Parabólica tem fontes muito confiáveis e elas dizem que a solenidade realizada na sede do Operador Nacional do Sistema (ONS) em Brasília, ontem, foi um ato formal para contar com a presença do presidente da República. Na verdade, a energia de Tucuruí ainda não está alimentando o sistema elétrico de Roraima todo. Ontem, houve a ligação da subestação eng. Lechuga/AM até a Subestação do Equador/RR. A extensão até a subestação do Monte Cristo (da Eletronorte) só deverá ocorrer na madrugada dessa sexta-feira (12). Desde ontem, as termelétricas funcionam a todo vapor, para compensar o desligamento do Linhão de Guri, que já não fornece energia para o estado.

Protestos

Ao contrário do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que visitou Roraima no último sábado (6) sem incidentes, o ministro da Educação, Camilo Santana, ouviu alguns protestos pontuais durante sua passagem pelo Estado. Diante de autoridades como o governador Antonio Denarium (Progressistas) e o deputado federal Stélio Denner (Republicanos), nesta quarta-feira (10), na cerimônia de lançamento das obras do novo campus do Instituto Federal de Roraima (IFRR), militantes tentaram tumultuar o discurso com gritos como “sem anistia” e “soberania do Brasil”.

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) iniciou o julgamento que pode confirmar a cassação do mandato do vereador Faguinho (Progressistas), presidente da Câmara de São Luiz do Anauá, acusado de compra de votos nas eleições de 2024. A relatora, juíza Joana Sarmento, votou por manter a decisão que anulou os votos do parlamentar, determinou o recálculo do quociente eleitoral e decretou sua inelegibilidade por oito anos. Três magistrados acompanharam o voto, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do juiz Cláudio Belmino, por 30 dias, prorrogáveis por mais um mês. Até a conclusão, Faguinho segue no cargo.

Acusação

Segundo a acusação, o Ministério Público Eleitoral reuniu provas de que a campanha do vereador teria utilizado boca de urna para atrair eleitores. Conversas interceptadas pela Polícia Federal mostrariam a esposa de Faguinho organizando listas de votantes, oferecendo dinheiro e até transporte no dia da eleição.

Creches

Ontem, noticiamos que, ao analisar a prestação de contas anteriores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou que a Prefeitura de Boa Vista ampliasse a oferta de vagas para crianças de até três anos e reforçasse o acompanhamento das metas educacionais. A assessoria da ex-prefeita Teresa Surita (MDB) nos respondeu – e imaginamos que tenha feito o mesmo junto ao TCE que a acionou – lembrando que, durante sua gestão, foram entregues 25 novas creches, entre construídas do zero, reformadas e ampliadas, além de parcerias com a rede privada para ampliar a oferta de vagas. Segundo a nota, no total, a cidade ganhou 93 novas unidades de ensino, resultado que levou Boa Vista do último lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) à quinta melhor educação do País. Está registrado!

Revitalizado

Cantá deve ganhar uma orla no Igarapé Sucuriju revitalizada e ampliada, com um investimento de quase R$ 7 milhões, financiado por convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra ficará a cargo de uma construtora conhecida por assumir diversos contratos com a administração pública local. Segundo a Prefeitura, além de valorizar o espaço público, a iniciativa deve impulsionar o turismo e reforçar a qualidade de vida na cidade. Tomara!

Intocável

Lula tem conseguido a proeza de irritar ao mesmo tempo a direita, que o combate, e a esquerda, que o elegeu. Em entrevista recente, o presidente defendeu a recuperação da BR-319 e a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ele garantiu que a rodovia será recuperada em diálogo com ambientalistas, União, estados e municípios. Também defendeu a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, afirmando que a Amazônia não deve ser vista como “intocável”. A afirmação conseguiu desagradar gregos e troianos, que de um lado desacreditam neste discurso de desenvolvimento sustentável, e de outro, defendem a pauta ambientalista a ferro e fogo. E Lula se vê cada vez mais em sinucas de bico, na tentativa de conciliar estes interesses.

Irritados

O governo Lula da Silva e a maioria da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ficaram irritados com o voto do ministro Luiz Fux, que votou pela absolvição de Jair Bolsonaro (PL) de todas as acusações que lhe foram impostas pelo procurador-geral Paulo Gonet e aceitas pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Lindbergh Farias, líder do PT, já anunciou como vai ser a reação: a ministra Cármen Lúcia, segundo ele, vai dinamitar logo mais os argumentos de Fux, com a ajuda de Moraes e Dino, que pedirão apartes para contrastar o voto.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.