SHIRLEY RODRIGUES

Defensora pública de RR apresentará painel no Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente  

O evento acontecerá dias 25 e 26, em Belém – Pará, onde a Dra. Jeanne Xaud representará Roraima, abordando tema sobre os impactos da grilagem, garimpo e degradação ambiental para mulheres Yanomami

Com Tudo  

* A defensora pública roraimense, Jeane  Xaud, irá apresentar painel sobre  os impactos da grilagem, garimpo e degradação ambiental para mulheres Yanomami, no  Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente, que acontecerá na segunda-feira, 25 e terça, 26  em Belém –  Pará. O encontro terá como tema: A missão da Defensoria Pública para a proteção socioambiental da Amazônia, desafios, perspectivas e contribuições para a COP 30. Além da representante de Roraima, participam do evento, o  ministro do STF, Luiz Fux; os ministros do STJ, Ricardo Cueva e Herman Benjamin; a cientista política Marcela Vecchione; Mauro O’ de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, entre outras autoridades.

Com Nada  

* No âmbito das discussões mundiais sobre Saúde Mental, há uma preocupação geral com questão da Distorção de Imagem, que já é tida como um sintoma grave do abalo emocional de uma pessoa. A internet está cheia de aberrações, tais como seios do tamanho de bolas de basket; bumbuns que mais parecem garupas, sem falar em outras situações como trocentas cirurgias na tentativa de se parecer com outra pessoa (geralmente algum artista). É nítido que em muitos casos é necessário tratamento adequado, ou até de internação mesmo. Mas também haveremos de convir, que o profissional de saúde que se dispõe a fazer esses procedimento sabendo que está prejudicando a saúde do paciente, deveria ser punido exemplarmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 11ª Região, desembargador Aldaliphal Hildebrando da Silva, ladeado pelo juiz , Gleydon Ney da Rocha  (D), pela presidente da ARAT, Dra. Florany Mota e o procurador  Sóstenes Carvalho (E), durante a recente Caravana da Justiça Social em Roraima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Da Hora

* A Universidade Federal de Roraima teve dois projetos pedagógicos realizados por professoras, aprovados no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se do chahamado de Parfor Equidade, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a CAPES.

* De acordo com a CAPES,  o objetivo do Parfor Equidade é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.Além disso, o Programa concede bolsas para participantes.

Seletivo

* Falando nisso, Secretaria de Estado da Educação e Desporto, irá realizar  processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais de copa e cozinha, destinado às escolas indígenas da rede estadual de ensino, além da formação de reserva para futuras convocações. Serão 246 vagas, com  seleção  por análise de documentos e avaliação de títulos.

* Os candidatos devem ser indígenas brasileiros maiores de 18 anos e com Ensino Fundamental completo, entre outros requisitos detalhados no edital, publicado Diário Oficial do Estado, da ultima terça-feira, 19. O alário será de R$ 1.700,00.

Das Armas

* O incentivo a corrida armamentista que se deu no Brasil de uns tempos pra cá, colocando nas ruas milhões de armas, muitas delas de uso restrito a profissionais de segurança pública, praticamente anulou toda a política de desarmamento antes existente após anos de campanhas consecutivas.

* O resultado desse terrível equivoco, são crianças levando armas pra escola; o aumento de crimes passionais e por motivos torpes e pessoas com a saúde mental abalada mantendo dentro de suas casas paióis com autênticos arsenais de guerra, com armas de grosso calibre e munições idem, pondo em risco a vida delas próprias e das outras pessoas.

Das Armas II

* Na verdade, criou-se a falsa ilusão de que as pessoas precisam ter uma arma em casa pra se defender, quando  a obrigação de proteger os cidadãos é do Estado por meio de profissionais de segurança pública capacitados e de um aparato necessário para a defesa da coletividade. É para isso é que se paga impostos.

* Pra que o cidadão comum precisaria de uma arma se a primeira coisa que os profissionais de segurança orientam num momento de tensão, como por exemplo assalto ou seqüestro, é não reagir? Além disso, já se perdeu as contas de pessoas até então “primárias”, que se tornaram assassinas, por motivos torpes como discussões de trânsito, só porque tinham uma arma.

 A Banda Garden (composta por Neto Baraúna, Siddartha Brasil, Rodrigo Baraúna e Nekinho Amaro), será a atração principal do Porão do Alemão, na sexta-feira, 22

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* Inaugurando idade nova hoje, o professor doutor Hamilton Gondim, Ronaldo Magno Figueiredo, Alex camurça e Meire Josy Ferreira.

*Nesta quinta-feira, 21, às 18h, acontece a abertura da 3ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima, no Campus da Reitoria da UERR.

* Na sexta-feira, 22, a programação ocorre das 7h30 às 18h, também no mesmo local.  A conferência estadual serve como etapa inicial para a 5ª Conferência Nacional que ocorre de 4 a 6 de junho em Brasília.

* O tema será: “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido” com a participação de pesquisadores, gestores, empresários, representantes da sociedade civil organizada, além de estudantes e demais interessados.

A agenda completa já está disponível e para acessar basta clicar no link. https://seadi.rr.gov.br/programacao-3cectirr/

Mara Beatriz Peixoto e Emilia Fraxe, em recente acontecimento social

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

No Porão

* A Banda Garden faz um show em homenagem à banda Irlandesa U2, na sexta-feira, 22, no Porão do Alemão. A noite começa com a banda Black Dália, fazendo o pré show. No Porão (Av. Ville Roy, Bairro Caçari) que já se tornou point de encontro dos apreciadores de rock

Importante

* A Secretaria Municipal de Saúde de Pacaraima em parceria com a SESAU/RR, realizam uma ação do “Dia D da Tuberculose” e também das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, na sexta-feira, 22, na Unidade Básica de Saúde – UBS Alaíde do Carmo Bruce Fernandes (Posto da Pedra), das 07 às 17h, alusivo ao .  Dia Mundial da Tuberculose ( 24 de março/ domingo)

Sula e Jean Marc Perin, em clic exclusivo para a Coluna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE