“Todas as artes produziram obras-primas. A arte de governar só produziu monstros”. (Sant-Just)
Fica difícil concordar com o pensamento do Sant-Just. Eu concordo com quem não concorda. Mas, antes de não concordar temos que refletir.
A arte da política produziu uma quantidade incomensurável de monstros. Mas ela não produziu só monstros. Talvez ele quisesse dizer apenas que a política produziu monstros. Enquanto as artes só produziram obras-primas. Porque não há como não considerar uma produção artística como obra-prima. Então vamos ficar na nossa, e refletir mais sobre a política. E como meros eleitores não devemos ignorar a importância da política para o desenvolvimento humano. Porque sem a política não seríamos nem mesmo cidadãos.
O que importa mesmo é que nos conscientizemos disso e levemos mais a sério nossa escolha na indicação dos políticos que elegemos. Porque um não vale, o outro não deve ser considerado como igual. Se prestarmos mais atenção veremos que temos, e sempre tivemos, bons políticos. E todos eles nos mostraram e mostram, o quanto somos importantes, como meros leitores, para o desenvolvimento humano. Vamos parar um pouco no erro de ficar culpando a politica pelos erros na política. O erro está no mau-político e não na política.
Vamos ser mais merecedores da nossa condição de cidadãos. Porque até agora não temos feito nada para melhorar nossa condição, diante dos maus-políticos. Mesmo porque a culpa não é deles, mas nossa, de cada um de nós. Ainda não nos preparamos educadamente, para entender que nunca seremos cidadãos de fato e de direito, enquanto tivermos de votar por obrigação, e não por dever. E só votaremos por dever quando formos educados para isso. Uma liberdade que só teremos com uma educação à altura da cidadania.
Até agora nunca tivemos políticos que mesmo conhecendo o problema, não tiveram condições de encará-lo. E é nessa cortina negra que os maus políticos escondem os bons, para que eles não os atrapalhem. E como meros e simples eleitores, não percebemos isso por desconhecimento, e pagamos o pato em preços altos.
Vamos refletir mais sobre nosso valor como eleitores, para que possamos eleger políticos que estejam interessados em nos dar a verdadeira cidadania, através da Educação. Porque sem ela nunca seremos mais do que meros títeres de políticos que não são políticos, mas meros ocupantes da política. E não vamos brigar por isso, mas apenas nos educar para merecermos ser cidadãos de fato. E todos temos esse poder no voto, desde que o respeitemos como um dever. Sem educação política não seremos cidadãos. Pense nisso.
99121-1460
 
											 
			
		 
			
		 
			
		