Social

COLUNA SOCIAL 10229

Com Nada

* Já teve cidades onde os comerciantes tiveram que entrar na Justiça pra derrubar decreto municipal que institui a Lei Seca, nesse período de pandemia. Tudo porque, os prefeitos tiveram que tomar essa decisão drástica, porque o povo compra bebidas e não contentes de se aglomerar dentro das casas, em almoços, churrascos e encontros para assistir lives, passaram também a se reunir em locais públicos, com aglomerações regadas a muito álcool. Aqui mesmo em Boa Vista (onde não foi decretada a Lei Seca), pessoas têm se reunido em praças constantemente. E não estamos falando de jovenzinhos não senhores. São pessoas com mais de 30 anos.

Com Tudo

* O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, por meio do Banco de Leito Humano, deu início ontem as ações da Campanha Nacional pela Doação de Leite Materno, uma iniciativa da Rede Brasileira de Bancos de Leite. A campanha deste ano coincide com os 30 anos de atuação do BLH, que atende as demandas da rede de saúde pública e privada do Estado. A iniciativa visa incentivar várias mulheres que amamentam a ajudar no estoque da unidade, principalmente aquelas mães que possuem excedente de leite humano, ajudando a salvar a vida de bebês prematuros.

A jornalista Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), será uma das participantes da live “Violência Contra Jornalista: As fakenews e o ataque ao papel social do Jornalismo”, dia 1º de junho, às 16h (horário de Brasília), 17h local

Paralisação

* O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima, chegou a anunciar uma paralisação de advertência da categoria, para esta quarta-feira (20), sob a alegação de que os servidores estão sendo contaminados por coronavirus nas unidades de saúde, assim como pacientes e acompanhantes.

* O sindicato também denunciou que muitos profissionais estão trabalhando doentes, por isso também a paralisação de advertência, que foi

suspensa por decisão da Justiça, acionada pelo Governo do Estado para impedir o ato de protesto. A Justiça também determinou que o Estado forneça equipamentos de proteção individual necessários.

Da Hora

* A Universidade Federal de Roraima está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês, para o curso Noções de Design Gráfico, que dispõe de 25 vagas e será ministrado no período de 15 a 26 de junho. O curso ficará disponível por 30 dias para acesso na plataforma.

* O conteúdo a ser abordado vai desde Introdução ao design gráfico; Layout e Visualização de páginas; Contraste; Alinhamento; Repetição; a Importância das Cores; Tipografia; Linguagem Gráfica; Formatos; Aplicativos (Microsoft Power Point, Adobe Spark Post e Canva); além de recursos extras (Atividades Práticas).

Solidariedade

* Mais uma importante campanha solidária está acontecendo em prol do HGR. Primeiro foi para arrecadar álcool líquido 70%, e agora para receber doações de latas de proteína para pacientes internados na UTI daquela unidade de saúde intensiva, que se alimentam com esse produto por meio de sondas e que é primordial para mantê-los vivos.

*Para saber mais detalhes sobre o tipo de produto, onde adquirir e como doar para essa importante campanha, basta ligar para o telefone: (95) 98125-3858.

Governadores

* A população de Roraima foi surpreendida no começo da semana, mais exatamente segunda-feira, com a notícia de que o governador de Roraima, Antonio Denerium, tinha testado positivo para a Covid-19. O próprio chefe do Executivo fez um vídeo falando sobre o assunto e informando que ficará em quarentena, trabalhando de casa.

* Além de Denarium, outros governadores também já testaram positivo para coronavírus e adotaram o mesmo procedimento. São eles: Renan Filho (Alagoas), Wilson Witzel (Rio de Janeiro),Heder Barbalho (Pará) e Paulo Câmara (Pernambuco).

Marcela Lima e Junior Cardoso com as princesinhas Duda, Pietra e Antonella

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, a maravilhosa Reacilda Magalhães Silva.

* Também celebrando nova idade: Jordânia do Valle, Carlos Eduardo Correa, Ribinha Lima e Nélgia Miranda.

* É cada dia mais preocupante, a evolução do contágio de profissionais de serviços essenciais por coronavirus em Roraima.  

* Já são mais de 300 na área de saúde (entre médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, radiologistas, técnicos de enfermagens e atendentes) que já testaram positivo para Covid-19.

* Agora, o coronavírus também avança na área da segurança pública, onde já passa de 50 o número de contaminados.

* Já testaram positivo pra coronavírus, 16 policiais civis, 23 policiais militares e 14 militares do Corpo de Bombeiros de Roraima.

* Isso sem contar com os agentes penitenciários, onde o número de infectados só cresce.

* E falando nisso, ontem o próprio presidente da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, veio a público declarar que também contraiu a Covid-19.

* Assim como outras autoridades, ele declarou que os sintomas são leves, que ficará em isolamento, mas não pretende parar de trabalhar de casa.

 Aline Rodrigues, ilustrando a coluna desta quarta-feira

Tá Valendo

Anúncio

* Foi anunciado ontem que o presidente do Senado Davi Alcolumbre, irá criar um grupo composto por senadores e deputados para debater o adiamento das eleições municipais, por conta da pandemia. De antemão, ficou acertado que a eleição acontecerá ainda este ano e que os mandatos de vereadores e prefeitos não será prorrogado.

Geladeira Solidária

* Com o slogan, a Mudança começa por você, foi criada a Campanha “Geladeira Solidária, para entregar e receber doações de alimentos. Quem tem mais doa, quem tem menos recebe. O ponto de coleta e entrega de alimentos é no Ville Garden (avenida Ville Roy, 2091 – próximo a Faculdade Cathedral) das 17 às 19h.

O atuante Dr. Jhonatan Rodrigues, que vem realizando excelente trabalho à frente do Procon Assembleia