Shirley Rodrigues

Cineasta roraimense participa hoje do Festival LABmais, no Rio Grande do Sul

Lilith Cairú, indígena do Povo Wapichana, é atriz, roteirista, editora e diretora no painel “Corre, mas corre pra onde?, que será apresentado nesta quinta-feira, 4, no importante evento do Sesc, direcionado a juventude e a arte

Com Tudo

* O 1° Festival LABmais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), terá a participação da cineasta roraimense, Lilith Cairú, indígena do Povo Wapichana, que se apresenta no importante evento, nesta quinta-feira, 4.  Ela produziu seu primeiro curta metragem aos 17 anos e dez anos depois, será destaque no LABmais 2025, que tem como tema “Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?”. No evento, Lilith, compartilhará sua experiência como atriz, roteirista, editora e diretora no painel “Corre, mas corre pra onde?, cuja proposta é incentivar outros jovens a encontrar alternativas que possibilitem a profissionalização no setor cultural. 

Com Nada

* O Brasil é um país com o incrível histórico de golpes, desde quando os invasores europeus aqui chegaram, massacraram os povos originários e chamaram isso se “descobrimento”, (mas como uma terra pode ter sido descoberta, quando aqui já moravam milhões de pessoas de diferentes etnias?). Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe na Monarquia Portuguesa; Depois, veio o golpe de 1964, com décadas de torturas na ditadura militar. Em 2016, tivemos mais um golpe, que arrancou do poder a presidente Dilma Roussef, com a justificativa de pedaladas fiscais. E, por fim, em 8 de janeiro de 2023, por um triz não tivemos mais um golpe, cujo plano não era só depor o presidente da República, mas também mata-lo junto com o vice e um ministro da Suprema Côrte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dr. Ramayana Braga e sua linda Neuzinha, no clic de Nilzete Franco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Sobre Anistia

* Agora, os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito pedem anistia. Mas a história nos mostra, que anistiar golpistas sempre acaba mal. No Brasil mesmo, Juscelino Kubitschek decidiu anistiar militares que haviam tentado um golpe de estado, inclusive sequestrando aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para bombardear o país.

* Após anistiados, estes mesmos militares conseguiram efetivar um outro golpe, o de 1964, instalando a ditadura no país e a primeira coisa que fizeram, foi cassar os direitos políticos de JK. Na Venezuela, também foi assim, Hugo Chavez, tentou um golpe, foi preso e anistiado. Depois voltou se tornou presidente com Nicolas Maduro, que atualmente é o ditador do país. E contra fatos, não há argumentos…

Da Ironia

* Daí que, é no mínimo intrigante vê os políticos de extrema direita, pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e ligando ele ao presidente Lula da Silva, quando é de conhecimento público, que quem o nomeou, foi Michael Temer, justamente aquele que ajudou tramar o impeachment da presidenta Dilma, para ficar no lugar dela.

* Todos os senadores de direita, votaram a favor dele durante a Sabatina no Senado da República, e sabem quais foram os únicos contra a aprovação de Moraes para o cargo que ele ora exerce? Isso mesmo, meu povo, foram justamente os senadores do PT. Essa poderia ser apenas mais uma ironia do destino, não tivesse o ministro em questão, notável saber jurídico; convicção da defesa da democracia e o apoio (praticamente) irrestrito de seus pares no STF.   

#Luto

* O metiér artístico, em especial a área da música de Roraima e do Amazonas, está de luto pela morte súbita do cantor roraimense Elias Moreira, que residia ultimamente na cidade de Manaus. Ele fazia tratamento renal, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu na madrugada de ontem, no Hospital 28 de Agosto, naquela cidade.

* O cantor de 39 anis, foi destaque nacional no programa global ex-The Voice Brasil, representando a região norte. Nas redes sociais vários artistas e fãs lamentaram a morte do talentoso músico,  dono de uma voz única extraordinária, que se foi precocemente, deixando uma lacuna no no cenário musical amazônida.

Eleição

* Na sexta feira dia, 05, acontece a eleição para a nova direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima. A nova Diretoria Executiva do Sinjoper será eleita em chapa única juntamente com suplentes, conselho fiscal, Comissão de Ética e Representação junto a FENAJ. A chapa, será encabeçada pelo jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, que será reeleito, tendo como vice a jornalista Grazy Maia .

* A votação  ocorrerá  das 9h às 20h e será realizada de forma presencial na sala do Sindicato que funciona na sede da Central Única dos Trabalhadores CUT, (Av. Mário Homem de Melo, 3873, bairro Buritis. A apuração será logo em seguida do término  da eleição e a  posse, está marcada para dia 12  deste mês.

A cineasta Lilith Cairú, indígena do Povo Wapichana, apresentará nesta quinta-feira, o painel  “Corre, mas corre pra onde?, no ecento LABmais em Caxias do Sul – RS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* Dra. Magnólia Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data nesta quinta-feira.

* Também de aniversário hoje,  Waldir Freitas, Glauciane “Dezinha” Ferreira, Bibi Tajujá, Amanda Pires e Milene Thomé.

* Os internautas locais diriam #grandedia, pois foi bem isso que aconteceu nos Estados Unidos ontem, quando a juíza Allison Burroughs, do Tribunal Distrital dos EUA em Boston, expediu uma importante sentença.

* A magistrada assegurou que o Governo Trump  violou a lei ao congelar US$ 2,6 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões na cotação atual) em fundos de pesquisa da Universidade de Harvard.

* Certamente, haverá recursos, mas a decisão da juíza, não deixa de ser uma repreensão pública ao presidente dos Estados Unidos, que resolveu remodelar a educação no país a revelia das Leis.

A editora chefe da Folha BV, jornalista Dina Vieira, com o jornalista Leandro Mazzini, titular da Coluna Esplanada e organizador do Encontro Mundial de Imprensa (E-mundi) durante o evento Rio Climate Action Week no Rio de Janeiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

*  O clima é de contagem regressiva para o momento mais aguardado do ano, o Amazontech 2025. E nesta quinta-feira, 4, as 9h, acontece  um press trip, onde serão  apresentados os espaços, novidades e destaques diretamente do espaço Amazontech na UFRR. Os jornalistas convidados, deverão preencher individualmente o cadastro para credenciamento no evento, no link: https://forms.office.com/r/B4X5cREudY.

Matrículas

* A Universidade Estadual de Roraima, já deu início ao  processo de matrícula para candidatos aprovados no Vestibular Tradicional e no Vestibular Simplificado. A UERR abriu 13 novas turmas de cursos de graduação naquela Instituição. O edital com a lista dos convocados para a pré-matrícula está disponível no site uerr.edu.br, no menu Últimas Notícias.

O jornalista  Paulo Thadeu Franco das Neves, atual presidente do  Sindicato dos Jornalistas de Roraima, encabeça chapa única para a Direção Sinjoperr

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



shirley-rodrigues
Social

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.