Bom dia,

CAUTELAR 1
As poderosas antenas da Parabólica captaram que a Polícia Federal estaria atenta à movimentação do ex-prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), após a revogação de sua prisão. Segundo essas informações, dois policiais federais teriam ido em uma reunião onde o ex-gestor estava juntamente com apoiadores. O caso rendeu pronunciamento nas redes sociais do seu irmão, deputado Coronel Chagas (PRTB), que reclamou de abuso de autoridade dos policiais.

CAUTELAR 2

Joner Chagas foi preso no dia 27 de novembro e, em 5 de dezembro, teve a prisão revogada, passando a responder ao processo em liberdade, mas com restrições. Desde então, a postura adotada por ele no período pós-prisão, como a participação em eventos festivos públicos e reuniões políticas, passou a ser alvo de críticas, especialmente nas redes sociais. Assessores do ex-prefeito dizem que ele está sendo vítima de adversários políticos.

INIDÔNEA

O Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (Ibras), que teve a inidoneidade declarada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) por não prestar contas de uma emenda parlamentar estadual, também mantém contrato com a Universidade Estadual de Roraima (UERR). De acordo com extrato publicado em Diário Oficial, a universidade assinou um Termo de Fomento com a entidade para a execução de projeto de comunicação, com repasse estimado em R$ 8,3 milhões até 2027. Deve ter gente poderosa por trás, afinal, será tudo farinha do mesmo saco?

INSTITUTO
O portfólio de parceiros do Ibras vem crescendo no Estado. O instituto também fechou um Termo de Fomento com a Prefeitura de Boa Vista. O contrato, publicado no Diário Oficial, destina R$ 4 milhões para um projeto para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Boa Vista. O projeto, segundo a publicação oficial, deve garantir apoio no atendimento interdisciplinar para esse público.

AVANÇOU
O processo que trata da condenação da deputada federal Helena Lima (MDB), declarada inelegível por oito anos pela Justiça Eleitoral de São Luiz do Anauá, avançou de instância e agora tramita em segunda instância no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A ação, que também resultou na cassação do mandato do vereador Adriano Costa (MDB), de São João da Baliza, por compra de votos nas eleições municipais de 2024, tem como relator o juiz eleitoral Fernando Pinheiro.

PASSAPORTE
O caso do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) levou a Polícia Federal a rever o uso de passaportes diplomáticos no Brasil. A PF passou a incluir o bloqueio desses documentos também nas bases da Interpol, permitindo a notificação internacional sobre cancelamentos. Segundo a PF, Ramagem deixou o país rumo à Guiana e entrou nos Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático, já que o documento comum estava cancelado.

ABUSO

A esposa de Alexandre Ramagem, a advogada Rebeca Ramagem, procuradora concursada no governo de Roraima, afirmou que teve contas bancárias bloqueadas por determinação judicial, apesar de não ser investigada nem ré no processo. Em publicações nas redes sociais, ela classificou a medida como abuso de autoridade. É tão flagrante a irregularidade desse bloqueio que muita gente entende que no Brasil não há justiça, mas justiçamento em muitas ações partidas do Supremo Tribunal Federal. Tudo impunemente.

CÂMARA

Após os episódios de tensão e troca de acusações durante e após a votação do Projeto de Lei da Dosimetria, a Câmara dos Deputados reduziu o ritmo dos trabalhos e entrou, na prática, em modo de espera. O ambiente de conflito levou o presidente Hugo Motta (Republicanos) a esvaziar a agenda presencial, com a previsão de que as votações remotas nesta e na próxima semana, diminuindo a presença de parlamentares no plenário. O cenário ocorre justo na reta final do ano legislativo, momento de pautas tensas como o Orçamento de 2026, cuja votação corre o risco de ficar para o próximo ano.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.