Bom dia.
Câmeras
A Polícia Militar (PMRR) está se preparando para adotar câmeras corporais no patrulhamento ostensivo. O projeto, viabilizado por um convênio de mais de R$ 1,6 milhão com o Fundo Nacional de Segurança Pública, está na fase de planejamento para a contratação da empresa que fornecerá a tecnologia. Para isso, foi criada uma comissão responsável por conduzir o processo, desde os estudos técnicos até a seleção do fornecedor.
Vigias
Direto de Minas Gerais, uma empresa que já prestou serviços para prefeituras mineiras, para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo e, mais recentemente, para a Prefeitura de Alto Alegre, acaba de fechar um contrato milionário com o Governo de Roraima. A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) assinou, em 4 de agosto, um acordo de mais de R$ 120 milhões para a contratação de porteiros e vigias que atenderão a rede estadual de ensino.
Creches
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) alertou que Boa Vista e Amajari ainda não formalizaram suas propostas para a construção de novas creches no âmbito da segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O prazo para envio da documentação termina em 23 de agosto. A formalização é essencial para a assinatura do Termo de Compromisso com o FNDE, garantindo o repasse de recursos para as obras.
Avatar
Um vídeo que circula entre apoiadores com uma versão digital da filha do ex-presidente Jair Bolsonaro, gerada por inteligência artificial, é um prenúncio do que nos aguarda em 2026. A campanha política agora tem um novo e perigoso protagonista: o avatar digital. Essa tecnologia, capaz de criar vídeos convincentes a partir de uma simples foto, pode espalhar desinformação em massa, confundindo até mesmo o eleitor mais racional. Em Roraima, um Estado cada vez mais conectado, esse risco é imenso. Campanhas locais podem usar essas ferramentas para fabricar notícias falsas e atacar adversários, corroendo a confiança no processo democrático.
Responsabilidade
O eleitor precisa desenvolver seu ceticismo, questionando a autenticidade de vídeos e áudios, e sua fonte. A Justiça Eleitoral, por sua vez, deve agir com celeridade. As resoluções de 2026 precisarão ser mais rigorosas, com sanções severas e parcerias com as plataformas digitais para a remoção rápida de conteúdos manipulados. O papel da imprensa, que já é essencial no combate às fake news, será ainda mais decisivo na era da inteligência artificial. O jornalismo de qualidade será uma ferramenta fundamental para orientar o eleitor diante de um cenário de desinformação cada vez mais sofisticado. Tudo indica que esta será uma eleição como nunca visto antes.
Petróleo
A ExxonMobil iniciou seu quarto projeto petrolífero na Guiana, “Yellowtail”, aumentando a capacidade de produção do País para mais de 900 mil barris por dia. O novo projeto, que começou quatro meses antes do previsto, incrementa a produção em 250 mil barris diários. Com a expansão, a empresa reafirma a meta de atingir uma capacidade total de 1,7 milhão de barris por dia até 2030, posicionando a Guiana como uma potência no mercado global.
Pauta
Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou a agenda oficial de votações, mas a PEC que propõe o fim do foro privilegiado para deputados e senadores, considerada prioridade pela oposição, não foi incluída. Durante a semana passada, líderes oposicionistas afirmaram que, como parte do acordo para desbloquear os trabalhos da Casa, também seria analisado Projeto de Lei da Anistia. Havia expectativa de que esse tema fosse discutido em reunião de líderes nesta terça-feira (12), porém, segundo relatos, não houve avanços nessa pauta.
Investigações
Fontes da Parabólica bem situadas em Brasília dão conta de que a resistência de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta em pautar para discussão e votação pautas que contrariem os interesses do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam uma justificativa muito concreta: os dois e alguns de seus parentes teriam em curso apuração pela Polícia Federal (PF) de práticas de desvio de dinheiro público e uma simples ordem de qualquer ministro daquela Corte poderia resultar em escândalos monumentais. Podendo até chegar a cassação, especialmente Motta, que é o terceiro na linha de sucessão presidencial. É bom lembrar de Eduardo Cunha, cassado pela mesma razão.
Saída
A ida do médico Mauro Asato para o Avante, comandado pelo ex-deputado estadual Jalser Renier, tem a ver com a disputa pelo controle do Novo em Roraima. O partido está sendo disputado por um grupo de empresários rurais liderados pelo pecuarista José Luiz Zago, que deseja disputar o Senado Federal na eleição de 2026, mesmo cargo almejado por Asato. O médico teria recebido a sugestão para disputar uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados. Como não aceitou, foi buscar – a convite do ex-parlamentar estadual -, no Avante a possibilidade de disputar uma das duas vagas em disputa pelo Senado Federal.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.