SHIRLEY RODRIGUES

Boa Vista vive em clima de efervescência artística com o Festival Mormaço Cultural 2025

A programação do mega evento, que começou no ultimo fim de semana, se estenderá até o dia 21 celebrando a diversidade artística em variadas linguagens culturais com atrações locais e nacionais. Na agenda desta terça-feira, 16, teremos o show Prettybasic, as 19h, seguido do espetáculo "Cordel de Amor Sem Fim", da Criart Teatral, as 20h, no palco do Teatro Municipal de Boa Vista .

Com Tudo

* Nossa capital vive desde o último fim de semana, em clima de efervecência artística, com a extensa e diversificada programação do Mormaço Cultural 2025, que é sem dúvida o maior festival multicultural de Roraima. Nota lmil para a incriticável organização do evento, para o alto astral do  público, e para as grandes atrações que marcaram os dias de estreia. Um dos pontos altos foi o espetáculo sobre a vida e obra de Rita Lee, sucesso absoluto em todo o Brasil com ingressos pagos e esgotados, mas que em Boa Vista foi apresentado gratuitamente, reunindo mais de 3 mil pessoas no Teatro Municipal. E a agenda continua nesta terça, 16, com o show Prettybasic, as 19h no palco do Teatro Municipal, seguido do  espetáculo “Cordel de Amor Sem Fim”, da Criart Teatral, as 20h.

Com Nada

* Coisa mais deselegante, é alguém ser homenageado e só esperar receber a comenda e ir embora antes da solenidade ser encerrada, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Isso demonstra antes de tudo, falta de educação e de consideração com a pessoa que fez a indicação para a homenagem, além de extrema falta de respeito com o anfitrião e com a Instituição em si.  É fato que há muitas cerimônias longas, algumas até enfadonhas, mas se tem alguém que não deve se ausentar antes do encerramento, é sem duvida aquele que está sendo agraciado com uma honraria. E não estamos falando de uma única pessoas não, meu povo, infelizmente, já presenciamos várias criaturas receberem suas distinções e abandonarem imediatamente o ressinto sem dizer nem muito obrigado.

O Xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, entregando ao presidente do STF, ministro Luiz Roberto Barroso, carta escrita a caneta e urucum, assinada por lideranças indígenas, pedindo a continuidade da medida que garante judicialmente proteção territorial da Terra Indígena Yanomami

Mormaço

* E a Programação do Festival Mormaço Cultural 2025, prossegue no Teatro Municipal de Boa Vista, na próxima na quinta, 18,  com Phelps, as 19h e o clássico “O Pequeno Príncipe”, pelo Ballet Cristina Rocha, 20h, .

A partir do dia 19, o festival se expande para o Parque do Rio Branco, com três dias de atrações simultâneas nos palcos Sol e Lua.

* Por lá, estarão brilhando nomes do cenário artístico nacional, como Iza, Lagum, Raça Negra, Matuê e Capital Inicial, além de grandes talentos regionais.E para quem quiser acompanhar tudo de perto, a FolhaBV está realizando uma cobertura especial do festival. Confira em: www.folhabv.com.br/mormaco-2025

Importante

* O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ Roraima promoverá,  na próxima quinta-feira, 18, a edição 2025 do evento “Diálogos para o Futuro”, que este ano terá como tema: tema “Gerações nas organizações: como transformar diferenças em valor estratégico.”, com palestra ministrada por Nara Alves, Coach e Mentora de Líderes, MBA em Negócios e Especialista em Liderança Estratégica.

*  Será  a partir das 18h30, na sede do IEL, (Av. Capitão Júlio Bezerra, nº 363 – Centro. O evento  é gratuito, mas as vagas são limitadas e os interessados poderão obter mais  informações, inclusive sobre inscrições, pelo telefone (95) 3212-3884, pelo e-mail [email protected] ou ainda  acessando o site www.ielrr.com.

Da Visita

* As diretorias das associações Hutukara Yanomami e Wanasseduume Ye’kwana,  receberam o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça, no último domingo, 14,  na comunidade Palimiú, Terra Indígena Yanomami.

*  Nessa oportunidade, as lideranças indígenas lhe pediram, que  não encerre a ADPF 709. A Ação judicial, sob sua relatoria, combate ações de invasores na maior terra indígena do Brasil. Ajuizada em 2020, pela Apib , a ADPF 709,  tem julgamento agendado para o próximo dia 19 deste mês. Uma carta escrita a caneta e urucum, assinada pelas lideranças, foi entregue ao ministro pelo xamã e líder yanomami Davi Kimenawa, durante o encontro na TI Yanomami.

Da Visita II

* A carta das lideranças Yanomami e Ye’kwana, pede ao ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, continuidade da medida que garante judicialmente a proteção territorial da Terra Yanomami. “Sem um plano definitivo de proteção territorial, de combate ao garimpo e de atendimento integral em saúde, todos os avanços correm o risco de se perder”- diz trecho da carta.

* Em sua fala, Dario Kopenawa, da Hutukara Yanomami, externou preocupação com a volta dos garimpeiros. “Nossas crianças já morreram durante os sete anos de invasão na nossa terra. Chega de morrer nossas crianças, chega de violência contra as mulheres, chega de água poluída de mercúrio. Nós não queremos mais isso. Queremos ser protegidos como a Constituição garante” – Disse ele.

O presidente da FETEC, Dyego Monnzaho, acompanhando  de perto cada detalhe da programação do mega Festival Mormaço Cultural 2025

#Rápidas

* A Coluna de hoje é dedicada ao jornalista  Carvílio Pires que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.

* Também celebrando nova idade hoje, Hordélia Cauper e Thalita Giovana Diniz Silva.

* A Secretaria de Educação e Desporto realiza hoje a partir das 16h, o lançamento da 4ª Edição do Prêmio Gestão Escolar Maria Odete Calheiros Pena.

* O prêmio tem como objetivo reconhecer e homenagear unidades de ensino que se destacam pela gestão participativa e dinâmica, valorizando práticas inovadoras que fazem a diferença na comunidade escolar.

 * A participação será presencial para gestores de escolas da capital e online para gestores do interior e áreas indígenas, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube.

A terapeuta Carmem Roberta, ficando hoje um ano mais maravilhosa

Ta Valendo

Operação

*  Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza nesta terça-feira, 16, no Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar de Roraima, o lançamento da Operação Escudo Feminino. A referida ação ocorrerá no Baixo Rio Branco até o dia 27, reunindo a  Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e servidores da Sesp, com o apoio logístico da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ju Amorim, trocando de data nesta terça
shirley-rodrigues
Social

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.