Bolo de Reis com Maçã
Bolo de Reis com Maçã

E iniciamos o ano, desejando que sua mesa seja recheada de aromas e sabores, com muita comida caseira, com ingredientes regionais e que seja sem desperdício.

Em 2025, a coluna Letras Saborosas trouxe para seus leitores 24 receitas em 43 semanas com novidades no mercado, eventos nacionais e internacionais.   

Foram três receitas autorais: Bolo de Reis com Maçã; arroz doce de pêssego; Salpicão de frango natalino. Seis receitas assinadas por chefs renomados como: o queijo brie com massa filo de Leila Malouf (MT); risoto de cebola caramelizada da Esther Weyl (PA); a chipa do Paulo Machado (MS); o prato “Piracuí Ribeirinho” da Solange Sussuarana (AP); o pãozinho de tapioca da Joanna Martins; e o pão de queijo crocante da Bruna Calderon (SP). E ainda tivemos seis receitas doces e nove salgadas de franquias nacionais que foram enviadas para a coluna.

Viagem pela Amazônia com a chef Janaina Torres

Este ano de 2026, a coluna Letras Saborosas completa 15 anos, sendo a coluna gastronômica semanal mais antiga e considerada a única com frequência semanal na região amazônica.

Letras Saborosas inicia o ano com o processo finalizado de registro da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Foram muitos destaques este ano na coluna como a viagem pela Amazônia indígena e quilombola com a chef Janaina Torres, número um do mundo em 2024 pela lista The World 50 Best Restaurantes e estivemos em São Gabriel da Cachoeira no Amazonas; aqui em Roraima na comunidade indígena do Kauwê em Pacaraima, nos projetos da pimenta jiquitaia TayTay e no Tucupi Preto na Tabalascada; e finalizamos em Macapá no Amapá conhecendo o tinto de açaí, além de outros ingredientes maravilhosos.

Ingredientes de Roraima na Universidade de Barcelona

Estivemos presente na 15ª edição do festival gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense em Belém (PA) com palestra e aula show; participamos da sexta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica- FIGA, em Manaus (AM); palestramos na Amazontech em Boa Vista (RR); também participamos como palestrante levando os sabores e aromas do Brasil para o sexto Congresso Mundial de Ciência e Cozinha – Science and Cooking World Congress na Universidade de Barcelona (Espanha).

E tivemos em Boa Vista o primeiro Festival Gastronômico “Roraima: sabores da Amazônia” organizado pelo chef Hélio Araujo e que mostrou muitos e novos ingredientes do nosso estado, uma das grandes surpresas gastronômicas para a nossa cidade.

Foram inúmeras viagens e eventos trazendo o um pouco da gastronomia mundial e levando também nossos sabores para o mundo.

Mas e você, o que gostaria de ver na nossa coluna em 2026?

Vamos ter este ano mais a participação dos empreendimentos de alimentação fora do lar do nosso estado, falar mais sobre os nossos ingredientes. E falando nisso, em 2025 voltamos a ter a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Roraima, este ano teremos muitas atividades para o setor na associação como os festivais Brasil Sabor  em maio; O Quilo é Nosso em setembro; e o Bar em Bar em novembro; além de encontros nacionais da entidade como o Congresso Nacional da Abrasel em Brasília e a Semana da Alimentação fora do lar em São Paulo.

Essas dicas são para as empresas que ainda não se associaram a Abrasel Roraima se animarem com as perspectivas de eventos que geram mais promoção para o seu negócio, buscarem a entidade para se associar.

Festival Gastronômico Roraima Sabores da Amazônia

Para quem busca aperfeiçoamento ou apenas gosta de novas experiências, o SENAC de Roraima está oferecendo para fevereiro, o curso presencial de Vinhos: tipos e características sensoriais, com 20 horas aula de segunda a sexta, das 18:30 às 22:30, de 2 a 6 de fevereiro com apenas 16 vagas. O curso está sendo ofertado por R$100,00.

E para concluir, se você tem alguma novidade sobre evento, ingrediente ou novo estabelecimentos de alimentação em Roraima que gostaria de dividir conosco, pode encaminhar o material para o e-mail: [email protected].

Vamos dar mais visibilidade aos nossos sabores e aromas de Roraima. E não deixem de enviar as suas sugestões para este ano, se gostariam de mais receitas fáceis,  de receitas mais regionais, de entrevistas com chefs de cozinha locais ou de outros países, dicas sobre livros, ingredientes, restaurantes locais, de lugares gastronômicos, ou mais estórias e curiosidades sobre receitas e  alimentos?

Estou aguardando vocês, Feliz 2026