E precisamos tirar o Brasil desse grupo. Sabemos que não é fácil, mas sabemos que é possível. Não sabemos quanto tempo ainda temos que esperar até que nós, eleitores, entendamos isso, e procuremos fazer tudo que for possível para resolvermos o problema. E tudo depende do desenvolvimento na Educação. E, infelizmente, não vemos nenhuma vereda que nos leve a uma Educação à altura da nossa necessidade. As notícias a que estamos assistindo pelos órgãos de comunicação, sobre a política no Brasil, são nauseantes. Mas devemos ser cautelosos na análise sobre o assunto. Mesmo porque se entendêssemos de política não teríamos, porque elegermos tantos maus políticos. Ainda não nos educam para que saibamos que somos nós, eleitores, os responsáveis pelas mudanças. E nunca seremos respeitados pelos maus políticos, enquanto não formos realmente cidadãos. E nunca o seremos enquanto continuarmos como títeres da política. Que é o que seremos enquanto formos obrigados a votar, quando deveríamos, como cidadãos, votar por dever e não por obrigação. Mas nunca conseguiremos isso enquanto não formos educados politicamente.

Mas, não adiante tentar resolver o problema com arrufos, desordem nem banditismo. O único caminho para a vitória é a Educação. Sabemos que inda temos bons políticos no Brasil. Mas eles são um número tão pequeno que não conseguem exercer suas funções como elas deveriam ser exercidas. Seria inútil pedir para você escolher seu candidato e o eleger como solução. O que nos leva a procurar a solução na Educação. Porque no voto facultativo você irá votar por dever. E se não houver um candidato adequado, você não votará. O que na política atual, você estaria cometendo um erro na irresponsabilidade. Vá refletindo sobre este assunto sério, e se educando, já que ninguém o educará. Nunca venda seu voto. Quando o candidato compra seu voto, ele está cometendo o que deveria ser considerado como crime. E você seria tão criminoso quanto ele. Como eleitores, todos nós somos responsáveis pelos maus políticos já que os elegemos.

Valorize-se sempre como um cidadão. Mas procure sempre o caminho que leve você à cidadania. E nunca conseguiremos isso sem uma Educação à altura da Democracia. Sinta-se orgulhoso por ser filho e habitante de um País digno do seu respeito. E só o respeitaremos quando estivermos preparados para sermos cidadãos de fato e de direito. Lembre-se sempre que nós, eleitores, somos responsáveis pelos maus políticos que temos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460