No dia 12 de julho, aconteceu a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Roraima, depois de muitos anos sem atividades, a entidade volta reestruturada e com uma nova diretoria.
O presidente eleito para o triênio de 2025 a 2028 é o jovem empresário Yule Brasil, um dos proprietários do Bar Squad Beer. A Associação renasce com dez conselheiros para o Conselho de Administração e seis conselheiros que farão parte do Conselho Fiscal, e muita vontade de trabalhar para o desenvolvimento do setor.
São inúmeros benefícios para o empresário que fizer parte da Abrasel em Roraima, além de terem uma representação do setor em audiências, reuniões, debates, conselhos para lutar pelos direitos do segmento.
Um dos benefícios é participar no maior concurso para o segmento de restaurantes à quilo, “O quilo é nosso”.
E já estão abertas as inscrições para a 9ª edição do concurso O Quilo é Nosso, evento da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa, no qual concorrem restaurantes que operam no modelo a quilo, um formato tradicional na cultura alimentar brasileira, e muito enraizado na nossa cultura em Roraima. Todos os restaurantes à quilo podem participar, basta realizar a inscrição e o pagamento de uma taxa.
O concurso é voltado a estabelecimentos de todo o país e recebe inscrições até o dia 21 de agosto, no site www.oquiloenosso.com.br . Com o tema “Comer e votar: é só começar”, a edição de 2025 convida os estabelecimentos a refletirem sobre o papel da alimentação como um ato de escolha consciente, seja na hora de montar o prato ou de valorizar ingredientes, produtores e práticas sustentáveis.
“A comida a quilo no Brasil é um modelo vencedor e tradicionalmente nosso, que alimenta milhões de brasileiros diariamente. O concurso O Quilo é Nosso é o único no Brasil que promove e valoriza esses estabelecimentos, elevando o nível de sua gastronomia”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento da Abrasel.
Os pratos inscritos passarão por três etapas de seleção: primeiro, o voto popular, junto ao voto de um júri técnico, define quais restaurantes concorrerão ao título estadual; em seguida, outro júri especializado decidirá os finalistas de cada estado, que seguem para a última etapa; por fim, durante o evento Mesa ao Vivo – São Paulo, os vencedores estaduais se enfrentam na grande final nacional, diante de um novo júri técnico.
Mais que uma competição gastronômica, O Quilo é Nosso é uma vitrine de alcance nacional. José Tavares, campeão da última edição com o restaurante Framboá (PB), destaca como o concurso foi transformador para seu negócio:
“Desde o começo da competição, o meu prato foi muito elogiado. Divulgamos bastante, recebemos muitos comentários positivos e estar na final foi uma alegria imensa. Misturamos o doce, o salgado e o crocante para representar bem a nossa terra. Levamos esse prato com emoção, e ele foi abraçado pelo público e pelos jurados”, relembra.
A conquista do título nacional é apenas uma das recompensas. Ao longo do concurso, os participantes ganham visibilidade em suas regiões, fortalecem o vínculo com os clientes e compartilham a essência da sua culinária com um público mais amplo.
“A visibilidade foi enorme. Participar da final foi uma experiência que levaremos para sempre. Se você tem um prato especial, faça o seu melhor e venha se divertir. É uma oportunidade de representar bem o seu estado e levar um pouco da sua história para o Brasil inteiro”, finaliza o empreendedor. Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse: https://www.oquiloenosso.com.br/
Aproveitando para pedir que os empresários do setor de alimentação fora do lar participem da edição de junho da Pesquisa de Conjuntura Econômica da Abrasel, disponível para participação até 29 de julho(terça-feira). O levantamento tem como objetivo mapear a situação financeira de bares e restaurantes em todo o país, com um panorama sobre faturamento, custos, pagamentos em atraso e reajustes de preços no setor de alimentação fora do lar.
As informações coletadas serão fundamentais para que a Abrasel compreenda os desafios enfrentados pelo setor e colabore na formulação de políticas mais alinhadas às demandas dos negócios. A participação é essencial para traçar um retrato fiel do cenário atual, e para responder, não é necessário ser associado.
Acesse o formulário e participe!
E para quem quiser fazer parte da associação que luta pelos seus direitos, acesse https://quero-associar.abrasel.com.br
E sigam Instagram da Abrasel Roraima (@abraselrr) e saibam de todas as novidades do segmento no nosso estado.