O mundo sempre foi dominado e não governado. E como a força é sempre vencida, continuamos governados por ela. Se se prestar atenção na vida dos grandes governantes do mundo, veremos que todos eles pagaram caro pela sua força. E não sabemos até quando iremos caminhar pelas veredas do sonho do poder. Mas, tudo bem, vamos nos ater ao nosso mundo pequeno. Mas, sem deixar de fazer o melhor para nosso mundo crescer. E ele nunca crescerá através da força. Então vamos nos preparar educando-nos para um mundo melhor, através da Educação. Napoleão também disse: “Os homens que mudaram o universo não o fizeram atraindo as elites, mas comovendo as massas”. O que nos leva a refletir sobre se estamos nos deixando comover. E nada mais fácil do que comover o despreparado. Então vamos nos preparar. Mantenha-se atento, ou atenta, aos acontecimentos no meio político. E não precisamos ser políticos ativos para sermos político. Todos nós somos. Só não sabemos que somos. É só estar preparado para eleger o candidato político. Porque nem todos eles são.
Vamos entender o mais simples que é entender que política não se discute, se faz. Nada de discussões nem arrufos. O importante mesmo é que estejamos sempre preparados para o alinhamento político. E somos nós, eleitores, responsáveis pelos que elegemos para cuidarem do nosso futuro, como cidadãos. E nunca seremos cidadãos de fato e de direito, enquanto formos obrigados a votar. O cidadão vota por dever, e não por obrigação. Mas ele só conseguirá isso com uma educação aprimorada que faça com que ele nunca se confunda entre o dever e a obrigação. Porque até que nos ensinem na Educação, continuaremos marionetes dos que sabem, mas não repassam. Pare de gritar e converse com seu candidato para as próximas eleições. Veja se ele está realmente convencido do seu dever com a Democracia.
Vamos refletir mais, sobre nossa condição de eleitor. Que direito nos dão para votar como cidadãos ou meros eleitores. Vamos ser realmente cidadãos, trabalhando pacificamente, para que os responsáveis pela Educação se conscientizem do que está faltando na política, para que sejamos respeitados verdadeiramente como cidadãos. Mas vai aqui uma sugestão: não espere que os outros façam por você o que você mesmo, ou mesma, deve fazer. Eduque seus filhos para a política. Mas só conseguiremos isso se nos educarmos, a nós mesmos. Escolha a vereda rumo ao progresso e você chegará à Educação necessária para o progresso. Pense nisso.
99121-1460