Por Shirley Rodrigues
Em 19/02/2019

COM NADA

* Servidores estaduais que investiram em pós-graduações fora do país estão apreensivos com a perspectiva de vir a perder as progressões verticais obtidas por meio das referidas atualizações e garantidas por lei estadual. É que o governo do Estado entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a validação de diplomas obtidos no exterior. A alegação do Executivo é que o Estado não tem competência para legislar sobre o tema.

COM TUDO

* Enzo Botinelly conquistou o título do Pan-americano Kids de Jiu-Jitsu pela terceira vez. O atleta roraimense se tornou tricampeão no último domingo, 17, em Los Angeles - Estados Unidos. Ele representa a Academia Gracie Barra, é faixa verde, luta no infanto-juvenil - categoria Super Pesado - e volta para Boa Vista com mais uma medalha de ouro na coleção, da sua bem-sucedida carreira esportiva. 

Daniela Cidade e Silvio Colares, Stanley “Boboco” Lira e Marina Cantão. Felizes, os dois casais celebraram as idades novas de Daniela e Boboco, em dose dupla

Nas Águas

* Há tempos a situação de danos ao meio ambiente por conta de atividades clandestinas de mineração em Roraima é visível a olho nu. Os rios Uraricoera e Mucajaí são os mais afetados e as águas, antes cristalinas, estão turvas e cada dia escurecendo mais.

* É que segundo informações de fontes seguras, os garimpeiros estão jogando os rejeitos diretamente na água e com o barro e seixo despejados nos rios vai também o mercúrio que contamina toda a água e os seres vivos que nela habitam.

Nas Águas II

* Aliás, o Rio Branco também já não está mais branco. De uns tempos pra cá, a água escureceu bastante e em determinados trechos, além de barrenta, há uma crosta de lama no leito. E se algo não for feito imediatamente pra deter esses crimes ambientais, só Deus sabe o que poderá acontecer.

* A cada dia se notam mais garimpeiros vindos de todas as partes e que já estão atuando inclusive em áreas indígenas. E não adiantam operações pra apreender o ouro que já foi extraído, tem é que evitar que o dano ambiental (muitas vezes irreversível) aconteça.

A reitora da Estácio, Brena Linhares, e o secretário de Administração estadual, Gefster Chagas, durante assinatura de convênio entre as instituições

Comissões

* Nesta terça-feira, 19, acontecerá primeira sessão plenária da atual legislatura, na Assembleia Legislativa de Roraima, e, depois disso, o Poder Legislativo estadual procederá a nomeação dos novos membros das 20 comissões permanentes.

De acordo com o Regimento Interno, a Assembleia Legislativa de Roraima terá cinco dias após a sessão de instalação para definir a composição destes órgãos técnicos, constituídos por deputados para discutir e votar as propostas de leis apresentadas à Casa.

Comissões II

* Cada comissão permanente do Poder Legislativo  é composta por cinco deputados, que podem presidir uma e ser membro de outras comissões. O processo de escolha dos membros é feito pela indicação partidária ou pelas bancadas à Mesa Diretora.

* Tudo isso obedecendo ao princípio da proporcionalidade estabelecido no Regimento Interno. Definidos os membros, é feita uma reunião para definir quem será o presidente e o vice de cada comissão. Além dessas, há as comissões temporárias, criadas de acordo com a necessidade para análise de  assunto específico.

Fernanda Soares e Guido Yano Barreto, ambos do município de Uiramutã, em ensaio fotográfico para Esteban Fredericks, edição Página de Beleza, do site Tribos de Roraima

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao Dr. Chagas Batistas, que fica um ano mais dedicado às causas jurídicas.

* Também de aniversário hoje, Sávio Mourão, Vilany Brito, Alex Costa e Dr. Kalil Coelho.

* Os pagamentos do Abono Salarial PIS 2018-2019, ano-base 2017, começam a ser feitos esta semana para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril.

* Correntistas da Caixa já terão crédito em conta a partir desta terça-feira, 19, e para os demais servidores, a partir de quinta, 21.

* Moradores da Vila Novo Paraíso – Município de Caracaraí passaram mais de oito horas sem energia elétrica no domingo, 17, e, de acordo com informações da localidade, a situação prosseguiu durante o dia de ontem.

* Aliás, na nossa capital também tem enfrentado problemas com apagões praticamente todos os dias, por volta da hora do almoço. 

O casal Luzia Bento e Mario Junior feliz ao comemorar hoje a idade nova da filha Lorena Bento

TÁ VALENDO

SmartFit

* A academia SmartFit do Pátio Roraima Shopping está com uma promoção imperdível para quem deseja cuidar da saúde: adesão completamente gratuita e os dois primeiros meses do plano Smart a R$ 39,90. São poucos dias pra aderir e aproveitar esse preço maravilhoso.

Rodeio

* Vem aí com o Grande Prêmio no Jóquei Clube, a CT Rodeio Show. Será nos dias 8, 9 e 10 de março com várias atrações, tais como Corridas de Cavalos, Rodeios em Touros, Mesas da Amargura, Rodeio Mirim de Carneiros Futeboi e muito forró todas as noites.  

Áurea Onília Cruz e Lilian Tiam Fook, do Movimento Mexendo Solidário Panela – Igreja Nossa Senhora da Consolata

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social