Por Shirley Rodrigues
Em 10/12/2018

COM NADA

* Comenta-se ultimamente, que o instituto da Delação Premiada já chegou a Roraima. Pra quem não sabe. A Delação ou Colaboração Premiada é um benefício que a Justiça brasileira concede a réus ou cúmplices de organizações criminosas, que contribuem nas investigações de crimes. Ou seja, é aquele que se locupleta e depois entrega seus parceiros, pra se livrar da pena. Antigamente, o delator – também chamado dedo-duro – era figura execrada, mas passou a ser visto como uma espécie de herói no novo ordenamento jurídico. Pra vê como as coisas mudam, né?

COM TUDO

* A perspectiva de que os servidores públicos recebam seus pagamentos atrasados ainda este mês foi sem dúvida a melhor notícia no ano pra todo mundo, principalmente para os pais de família, em especial os profissionais da segurança pública, que estão vivendo ultimamente de doações de populares, sem ter dinheiro pra manter suas casas e com todas as contas atrasadas correndo juros. É também um alento para o comércio local, considerando que as vendas caíram bastante em relação ao mesmo período do ano passado. Há setores, que caíram cerca de 40%.

A magnífica Reitora do Centro Universitário Atual da Amazônia, Dra. Brena Linhares, recebendo kilométricas homenagens por conta da transcorrência de sua idade nova hoje. Na foto, ela divide clic com seu marido, Dr. Paulo Linhares

Da Intervenção

* Então vamos ver se entendemos: O presidente Michel Temer decretou intervenção federal em Roraima em comum acordo com a governadora Suely Campos. Nas palavras dele, deixou claro que só ajudaria Roraima após o afastamento dela e, ela concordou.

* O governador eleito Antonio Denarium foi nomeado interventor e o general Eduardo Pazuello indicado para a Sefaz (até o dia 31). Ele é o Coordenador da Força-Tarefa Logística Humanitária no Estado de Roraima e ganhou recentemente o Prêmio de Direitos Humanos.

Da Intervenção II

*Além do governador eleito Antonio Denarium para o cargo de interventor federal e do general Eduardo Pazuello para a Sefaz, o interventor do Sistema Carcerário, Paulo Rodrigues da Costa, também assumirá a Sejuc, justamente as Pastas, para as quais ainda não têm indicados.

* O Decreto de intervenção será aprovado pelo Congresso ainda essa semana, além de Medida Provisória para transferir recursos da União para o Estado, o que só será possível com a decretação de Intervenção uma vez que o Estado vinha descumprindo a Lei de responsabilidade Fiscal.

Antonio Evaldo “Nenzinho” Soares, após a apresentação de sua tese de Mestrado, com os membros da Banca, professores Doutores, Rosa Cristina Monteiro, Edvaldo Pereira e Gabriel de Araújo

Despedida

* A despedida do ex-governador José de Anchieta foi marcada por momentos emocionantes. O velório, realizado desde quinta-feira à noite, no Ginásio Hélio Campos, ficou repleto de coroas de flores. Houve celebração culto ecumênico sexta-feira, 7, no finalzinho da tarde e outra cerimônia religiosa no sábado de manhã.

* Quando o corpo saiu do ginásio para o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade, houve chuva de pétalas de rosas de um helicóptero. Depois disso, o corpo seguiu num avião do Governo Federal para Fortaleza, onde foi sepultado.

Despedida II

* Todos sabemos que um dia morreremos, mas muitos vivem como se isso só fosse acontecer com os outros. É só quando ocorre com alguém evidente ou próximo de nós, que temos a dimensão exata da realidade. Chegamos a esse mundo sem nada e daqui nada levaremos.

* Supostamente os mais velhos irão primeiro, mas infelizmente, nem sempre é assim, e é justamente por isso que devemos estar sempre preparados. A vida que temos, o amor pelas pessoas e delas por nós é o que determina como seremos lembrados quando sairmos de cena.

Yramaia Queiroz – na foto com a amiga Ariane Gonzalez – na comemoração do primeiro ano da estilosa loja, Yramaia Queiroz Acessórios

#RÁPIDAS

* Inaugurando idade nova hoje, Beatriz Vasconcelos, Ulisses Moroni e Siloany Neves Amaro.

* Estudantes dos cursos de inglês da Escola do Legislativo participaram ontem, da primeira etapa da seleção para concorrerem a cinco vagas para um intercâmbio em Malta, na Europa.

* O edital foi lançado pela Assembleia Legislativa como forma de reconhecer o esforço e ampliar conhecimentos dos alunos. A prova contou com concorrentes de Boa Vista e Mucajaí.

* De agosto de 2017 até dezembro deste ano, quase 3 mil alunos passaram por 25 turmas de inglês pela Escola do Legislativo, somente em Boa Vista, nos níveis básico, intermediário e avançado.

* Desses, 45 candidatos se inscreveram e realizaram a prova discursiva, aplicada pelo professor Guilherme da Mata. A próxima etapa, a prova oral, ocorrerá no próximo domingo, 16, para os aprovados com, no mínimo, 70% de acerto.

* Malta, uma ilha no meio do pacífico, tem se tornado um concorrido point de intercâmbio de língua inglesa, desde sua independência. Além da beleza do lugar, o custo de vida é acessível e fica próximo de vários destinos turísticos na Itália, França e Alemanha.

Ingrid Butembender: mais uma médica na família (Foto: Saulo Oliveira)

TÁ VALENDO

Mestre

* Antônio Evaldo Soares (Nenzinho) acaba de apresentar sua Dissertação de Mestrado, intitulada: “Educação para o Desenvolvimento Regional: A Implantação do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima”, pelo programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Luto

* Registramos com pesar o falecimento do Dr. Orlando Marinho (pai do deputado federal Hiran Gonçalves). Ele foi primeiro Delegado da Receita Federal em Roraima, cargo que exerceu por mais de dez anos. Dr. Orlando é personalidade destacada na Maçonaria. Seu corpo está sendo velado na Grande Loja Liberdade e Progresso, na rua Coronel Pinto, Centro.

Kethelen Fernandes, ficando hoje um ano mais querida

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social