Por Denise Rohnelt Araujo
Em 08/12/2018

ENTRADA

O mês de dezembro além das festas de final de ano com a família e amigos, é também época de confraternização com os amigos do trabalho, escola, tempo de se reunir para falar sobre o que aconteceu de bom no ano, conquistas, vitórias. A idéia é que se  compre algo comestível de um micro empreendedor, fazendo a economia local girar.

Muitas pessoas estão apostando na área de alimentos e bebidas para faturar nesse final de ano, então fica a dica, tem muita gente boa fornecendo bons produtos e com preços do tamanho do seu bolso.

Semana passada, escrevi sobre os produtos da floresta, como o espaço é pequeno, deixei de citar a produção de cafés sustentáveis e de qualidade que foi verificado nas Terras Indígenas Rio Branco, com as etnias: Aruá e Tupari em Rondônia.

O trabalho está sendo realizado com essas etnias, juntamente com a Embrapa Rondônia e a Secretaria Municipal de Agricultura de Alta Floresta d’ Oeste (Semagri).

A cafeicultura faz parte da agricultura dessas aldeias há 15 anos. São pequenas áreas plantadas e cultivadas em clareiras no meio da floresta, tendo entremeadas árvores frutíferas, castanheiras e algumas culturas tradicionais.

O Café denominado de Robusta Fino Amazônico (canéfora) teve o seu micro lote de cafés especiais com safra (2017/2018) apresentado na Semana Internacional do Café que ocorreu mês passado em Belo Horizonte, e concorreu na categoria melhores amostras, onde foram classificados entre os 30 melhores do Brasil. Mais um produto da floresta que contribui com a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

A receita de hoje é de bolo de nozes, uma receita que faço todos os anos para a família no Natal, e que para a alegria do meu filho não leva nenhuma proteína do leite de vaca. É uma delícia, aventurem-se e façam todos vão amar.

Até o próximo sábado!

-------------------------------------------

PRATO DO DIA

Bolo de nozes com recheio de baba de moça

INGREDIENTES:

Bolo:

  • 12 claras
  • 12 gemas
  • 02 xícaras de açúcar refinado
  • 500g de farinha de nozes (ou 250g de farinha de trigo e 250g de nozes moídas)
  • 07 colheres de sopa de farinha de rosca

Recheio baba de moça:

  • 02 xícaras de açúcar refinado
  • 02 copos de água (120 ml)
  • 01 vidro pequeno de leite de coco (240 ml)
  • 06 gemas
  • 01 colher de sopa essência de baunilha
  • Cobertura de marshmallow:
  • 06 claras
  • 03 xícaras de açúcar de confeiteiro

MODO DE FAZER:

Bolo de Nozes:

Bater as claras em neve, acrescentar as gemas peneiradas, uma a uma, bater por um minuto. Adicionar o açúcar aos poucos batendo sempre, por cinco minutos. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha de nozes moídas aos poucos, misture bem. Caso vá usar as duas farinhas, de nozes e trigo, coloque primeiro a farinha de nozes, misture, desligue a batedeira e coloque aos poucos a farinha de trigo peneirada.

Unte uma forma de 24 cm de diâmetro com óleo e farinha de trigo. Coloque a massa e leve ao forno a 180⁰C, até dourar. Retirar do forno e deixar amornar, desenformar morno.

DICA: A farinha de rosca só é usada quando não se for utilizar a farinha de trigo na receita. Se você gosta do sabor forte de nozes, faça a receita sem farinha de trigo e com a farinha de rosca. O segredo é misturar as duas farinhas (nozes e trigo) para fazer um bolo menos pesado.

Baba de Moça:

Misturar o açúcar e a água, levar por sete minutos ao micro-ondas na potência alta. Deixar amornar, juntar o leite de coco e as gemas peneiradas. Levar novamente para o micro-ondas por seis minutos na potência alta, mas parando de dois em dois minutos para mexer.

DICA: Se você não tem micro-ondas, pode fazer com uma panela em banho-maria e colocar os ingredientes mexendo sempre.

Marshmallow:

Misturar as claras com o açúcar em uma tigela em banho-maria, mexendo sempre, até amornar bem as claras, não as deixar cozinharem. Depois levar a mistura para bater na batedeira até as claras ficarem bem duras no ponto de marshmallow.

FINALIZAÇÃO:

Só rechear quando o bolo e a baba de moça estiverem frios. O ideal é fazer a massa de bolo no dia anterior. No final colocar o marshmallow como cobertura e decorar com nozes e fios de ovos.

-------------------------------------------

Dicas para preparar as Festas de final de ano sem desperdício ou stress

No mundo agitado que vivemos, as festas de final de ano podem ser um grande stress para quem quer fazer.

O ideal é escolher o cardápio com antecedência levando em consideração a quantidade de pessoas e o horário que irão fazer a celebração.

Nos tempos atuais, nas festas em família a sugestão é que cada um contribua com um prato, mas o anfitrião da casa deve instruir com a quantidade e sugestão de pratos.

Se for almoço de Natal é bom reforçar as quantidades, mas se for a tradicional ceia na véspera, deve se calcular aproximadamente 150 gramas de carne e mais 150 gramas de acompanhamento por pessoa.

As carnes podem ser uma branca (ave ou peixe) e a outra escolha entre porco, boi ou carneiro. Como acompanhamento arroz festivo, farofa, salada, salpicão, cuscuz, outros. Pode sugerir também que tragam alguns petiscos como tabuas de frios, pães recheados, patês, frutas secas, castanhas para começar a festa.

Já as bebidas podem ser calculadas: água 500 ml e refrigerante ou suco 300 ml por pessoa; cerveja de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa, na garrafa de 750 ml são seis taças e chope de 1,5 a 2 litros por pessoa; uma garrafa de vinho serve três pessoas, espumante serve quatro pessoas.

As sobremesas podem ser calculadas 60 gramas por pessoa, uma fatia de torta ou bolo por pessoa.

A dica de hoje vai para quem não possui habilidades culinárias ou não tem tempo de produzir os pratos, temos na nossa capital muitos chefs e restaurantes que podem ajudá-los, mas as encomendas devem ser feitas com antecedência.

Vejam quem pode lhe ajudar nessa tarefa aqui em Boa Vista:

  1. O chef Jorge Cardoso do restaurante Casa da Árvore tem um cardápio extenso com pratos e kit ceias para 10, 20 e 30 pessoas, onde a pessoa pode escolher os pratos principais, acompanhamentos e sobremesas para a festa. O chef Jorge disponibilizou o cardápio nas suas redes sociais do @bistrochefjorge, informações (95) 991645025.
  2. O Mr. Bacon Bread do chef Renan Campelo tem pães especiais decorados, panettones doces e salgados recheados ou tradicionais; e mini panettones trufados de 150g para presentear. Pedidos pelo WhatsApp – (95) 991112299.
  3. A Chef Fernanda Nogueira especialista em confeitaria tem tortas, taças e bolos para as  festas de final de ano, inclusive com produtos feitos sem ingredientes com proteína do leite animal. Encomendas (95) 981019151.
  4. A Trigo’s gourmet está com um cardápio bem festivo com: peru assado, pernil, bacalhau a portuguesa, chester recheado, file mignon a moda Trigo’s e creme de camarão. Encomendas pelo telefone (95) 98127005.
  5. Tulipa restaurante aceita encomendas de pernil, peru, chester (95) 3224-2150
  6. Casa Freitas tem tabuas de frios com: salame italiano ou espanhol, presunto de Parma ou serrano; queijos gouda, parmesão, provolone, gorgonzola; antepasto de beringela, e muito mais. Encomendas pelo telefone 3224-0286
  7. Brigadeirando BV oferece sobremesas em taças que servem de 15 a 20 pessoas nos sabores: morango, doce de leite com nozes, prestígio, leite ninho com nutella, entre outros. Encomendas pelo telefone (95) 98123-1731 com Isabelle ou Marcelo.
Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas