
Roraima deu um passo estratégico para o escoamento de sua produção de insumos agrícolas com a inauguração do novo corredor hidroviário da Amaggi, em Caracaraí. O primeiro embarque pela Estação de Transbordo de Cargas (ETC), recém-instalada na Vila Vista Alegre, às margens do Rio Branco, foi de soja.
O projeto reduz drasticamente a dependência do transporte rodoviário até Manaus, que antes era de 763 quilômetros para apenas 155 quilômetros até a nova estrutura, de onde a soja segue direto para o porto da Amaggi em Itacoatiara (AM). Assim, no sentido inverso, a rota permitirá o transporte de fertilizantes e calcário, reduzindo custos para os produtores locais.
Com investimento de R$ 100 milhões e autorização especial da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação piloto deve movimentar entre 60 mil e 70 mil toneladas de soja, gerando economia de cerca de R$ 80 por tonelada e redução de até 74% no tráfego rodoviário de grãos.
“Esse é um momento histórico para o agronegócio e a indústria de Roraima. Reforçamos a parceria com empresas privadas, impulsionando o desenvolvimento do Estado, empregos e renda”, afirmou o governador Antonio Denarium, que acompanhou o envio da carga no último sábado (11).
O escoamento da produção
Para a Amaggi, a nova rota é uma “virada de chave” para o escoamento da produção estadual. De acordo com o gerente-geral Cícero Lima, a transbordadora tem capacidade inicial para descarregar mais de 200 toneladas por hora e que toda a carga será embarcada em navios com destino a diversos países. Além disso, a empresa tem um planejamento para exportação ao longo ano, principalmente para o período seco em Roraima.
“Vão ter algumas dificuldades, como a sazonalidade do Rio Branco. A gente pretende trabalhar paralelamente à safra local, que se inicia no final de julho ou início de agosto. É nessa época que pretendemos vir com grandes comboios. Atualmente, estamos em fase de testes, mas a partir de agosto, esperamos operar com barcaças totalmente carregadas. O objetivo é realizar essa operação, no máximo, até outubro, para evitar a estação seca do rio. Após esse período, a estrutura será montada novamente no ano seguinte”, destacou.
A produção estadual de grãos deve alcançar 650 mil toneladas em 2025, sendo 60% da Amaggi. Para o Estado, o novo corredor aumenta competitividade, eficiência e sustentabilidade do setor, consolidando Roraima como polo logístico estratégico para importação e exportação.