MARCO HISTÓRICO

Ministério da Agricultura declara Roraima como livre da febre aftosa sem vacinação

47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que iniciou no dia 1º de março buscava o marco histórico do Estado livre da doença sem o imunizante

Rebanho, gado
Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou Roraima como um dos 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, como livres da febre aftosa sem vacinação. A conquista do título veio após sete anos do estado ser considerado zona livre da doença com o imunizante.

Na portaria 665, publicada no Diário Oficial da União, da última quinta-feira, 21 está proibido também o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A entrada de animais vacinados também é proibida nesses estados, e os bovinos que estão livres da doença sem a vacinação podem se deslocar por outras regiões do Brasil desde que com rota pré-estabelecida pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Confira mais detalhes da Portaria em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mapa-n-665-de-21-de-marco-de-2024-549861797

conquista do título veio após sete anos do estado ser considerado zona livre da doença com o imunizante (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A 47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que iniciou no dia 1º de março buscava o marco histórico do Estado livre da doença sem o imunizante. Mais de 1.250.000 animais de todas as faixas etárias foram vacinados para este objetivo ser alcançado.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.