Em entrevista ao Agenda da Semana, na Folha FM, o secretário estadual de Agricultura Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, afirmou que a projeção para a colheita da soja em Roraima é de 499 mil toneladas, marca que supera a média nacional.
“Nossa produtividade média deve ultrapassar 63 sacas por hectare, contra 53 da média nacional. Em 2018, eram 47 sacas. A evolução é enorme”.
Granjeiro destacou o papel da tecnologia e do suporte técnico como fatores determinantes para o avanço do setor. “Mesmo com a expansão da área, a produtividade aumentou. Isso mostra a capacidade dos nossos produtores.”
Além da soja, o secretário também comentou sobre a previsão do milho, que corresponde a 18,2 mil hectares plantados. Em algumas áreas, a produção já ultrapassa 140 sacas por hectare. “O milho é estratégico por permitir a rotação de culturas e agregar valor à produção agropecuária”, disse.
A crescente participação das comunidades indígenas na agricultura também foi ressaltada. “Eles estão produzindo com qualidade, usando insumos biológicos e acompanhados por técnicos e agrônomos indígenas. Isso é autonomia.”
A produção local já começa a gerar resultados diretos na economia: “Já temos o primeiro óleo de soja feito com grão 100% roraimense. É o dinheiro girando dentro do estado”, afirmou Granjeiro.
A entrevista completa está disponível no canal oficial da Folha FM no Youtube.