Cotidiano

Com pista escura, FAB faz resgate de bebê Yanomami com doença respiratória

Criança recebeu primeiros socorros no hospital instalado em Surucucu. Ela foi encaminhada para o Hospital da Criança, em Boa Vista.

Uma criança Yanomami, de 1 ano, foi encaminhada à Boa Vista devido uma doença respiratória por meio de resgate aéreo realizado pela Força Aérea Brasileira. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6).

O resgate aconteceu na noite da quarta-feira (5), da pista da base de Surucucu, que não possui iluminação. Conforme a FAB, o deslocamento foi considerado célere, levando em consideração as condições, a distância e o horário. 

A equipe saiu da reserva às 19h40 e aterrissou em Boa Vista uma hora e meia depois. A evacuação foi possível por meio do equipamento de visão noturna, o NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

A operação foi executada pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), por meio do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv) da Força Aérea Brasileira (FAB), a bordo da aeronave H-60L Black Hawk.

“É um sentimento ímpar poder ajudar a comunidade indígena que está necessitada. A gente treina justamente para isso, para quando a população precisar, a gente estar pronto para cumprir a missão, independente do horário e da situação em que esse pessoal estiver”, expressou ao participar do resgate, um tripulante do 5°/8° GAv.

Ao chegar na Base Aérea a criança, acompanhada da mãe, da irmã e assistida por uma médica cedida pelo DSEI, foi encaminhada, pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.