Cerca de 50% do trabalho do censo 2022 já foi concluído em Roraima, porém as dificuldades de conseguir dados na maioria das casas fez com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) fizesse uma parceria com a secretaria das cidades para concluir o censo 2022 para divulgação e mobilização de adesão ao Censo 2022.
“O diretor do IBGE nos procurou pedindo apoio para conseguir alcançar a meta do censo 2022 e a Secretaria das Cidades tem uma experiência tanto na mobilização social quanto na mobilização dos municípios, e entramos com a mão de obra, estrutura de veículos buscando atingir o maior número possível de pessoas” explicou o secretário de Estado de Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios, Edécio Marques.
Para Marques o censo alcançar o objetivo de atingir 100% da população é muito importante pois somente assim os municípios terão sua realidade totalmente retratada.
“Para o governo do estado, é o censo que determina, entre outras variantes, a questão do FPM, FPE. O governador Antonio Denarium como sempre aberto a parcerias e muito interessado no nosso desenvolvimento enquanto estado, na mesma hora determinou que usássemos toda estrutura, tanto de transporte quanto de pessoal pra dar apoio ao IBGE”
Conforme o acordo feito com o Instituto, a secretaria das Cidades, está com cerca de 100 servidores distribuídos na capital e no interior além de uma estrutura de cerca de 20 veículos colaborando com o recenseamento.
Os agentes da secretaria estão dando suporte aos recenseadores na localização dos moradores tanto na capital quanto no interior.
“ A secretaria faz a pé, faz a mobilização, comunicando a importância do censo e marcando o horário para os moradores receberem os recenseadores do IBGE e graças a deus está dando certo e temos tido muito sucesso nessa parceria. As respostas aumentaram significativamente nos últimos15 dias de parceria entre o governo do estado, a secretaria das cidades e o IBGE”, explicou o secretário Edécio Marques.
Contrato
Esta semana o governo federal editou portaria para acelerar o Censo de 2022 e garantir que a coleta de dados seja concluída ainda neste ano.
Pela Portaria, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode contratar pessoal, por tempo determinado, para trabalhar no Censo 2022 sem ser preciso a realização de processo seletivo. Também podem ser incluídos servidores aposentados de União, estados, municípios e Distrito Federal.
A MP determina que os contratados vão desempenhar atividades ordinárias pertinentes ao recenseamento. De acordo com o IBGE, não haverá diferenças nas condições de trabalho entre os contratados e concorrentes.
A Secretaria-Geral da Presidência informou, em nota, que a MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi editada para acelerar o Censo de 2022 e garantir que a coleta de dados seja concluída ainda neste ano.
O diretor disse que está mantida a data de 28 de dezembro para a entrega das informações preliminares referentes à população dos municípios para o Tribunal de Contas da União (TCU).