A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite desta terça-feira, 23, o primeiro caso de Monkeypox, doença popularmente conhecida como Varíola do Macaco, no estado de Roraima. Trata-se de paciente do sexo masculino, de 45 anos, oriundo do município de Boa Vista.
De acordo com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, a notificação do caso suspeito ocorreu no dia 12 de agosto. A coleta de amostras para análise laboratorial foi realizada pela Vigilância Epidemiológica de Boa Vista.
Segundo o comunicado emitido pela Sesau, nesta terça-feira, o resultado foi apresentado ao LACEN-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), sendo compatível com a Monkeypox.
O referido paciente apresentou sinais e sintomas de: adenomegalia, erupção cutânea aguda, dor nas costas, astenia/fraqueza, dor muscular, artralgia, linfadenopatia localizada, coceira, lesões múltiplas em membros inferiores e superiores, plantas dos pés e pescoço. Ele segue em isolamento, sendo acompanhado por uma equipe da Vigilância Municipal.
“Vale lembrar ainda que a vigilância epidemiológica é o processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informação com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde”, acrescentou a nota.
A Sesau reforçou que a investigação epidemiológica de caso suspeito é de responsabilidade dos municípios, exceto quando não há estrutura para tal, conforme prevê as orientações da NOTA TÉCNICA DVE/CGVS/SESAU Nº 08/2022, cabendo ao LACEN-RR a missão de encaminhar as amostras aos laboratórios de referência, que por sua vez fazem a análise laboratorial dos materiais coletados e informam quais delas são compatíveis ou não com a doença.