Cotidiano

1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje

Uma das propostas do evento é promover a ampliação do programa com uma metodologia unificada a ser desenvolvida em parceria entre as Escolas Judiciárias da Justiça Eleitoral e o UNICEF

1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje 1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje 1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje 1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza hoje, 7, a partir das 9 horas, no plenário da instituição, o I Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro, com a participação de representantes de nove TREs de todo o país e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Uma das propostas é promover a ampliação do programa com uma metodologia unificada a ser desenvolvida em parceria entre as Escolas Judiciárias da Justiça Eleitoral e o UNICEF.

No evento, estão confirmadas as presenças de representantes dos tribunais regionais eleitorais do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, explicou que o Programa Eleitor do Futuro iniciou a caminhada em Roraima em 2003 e foi reativado no início de 2014, repercutindo nacionalmente e despertando novamente o interesse do UNICEF em apoiar a iniciativa em razão de ser um projeto direcionado aos jovens.

“Em junho passado, o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Mário Volpi, esteve aqui para conhecer a seriedade do projeto e propôs a retomada dessa caminhada junto ao TSE e todos os TREs. O objetivo desse encontro é discutir as propostas a serem levadas ao TSE a fim de viabilizar esse importante programa que é necessário para garantir a participação dos jovens no processo político, não só para um voto ético, mas também para o surgimento de novas lideranças políticas no país”, disse Campello.

Programação

Na abertura do evento, às 9h, haverá apresentação do Coral Artcanto da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Em seguida, o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, irá expor o histórico do Programa Eleitor do Futuro e da parceria entre a Justiça Eleitoral roraimense e o UNICEF, além de falar sobre a implantação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) no biênio 2003/2005 e sobre a proposta de realizar o II Fórum do Programa Eleitor do Futuro.

Ainda no período da manhã, os adolescentes da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e dos Parlamentares Jovens da Assembleia Legislativa Estadual (ALE/RR) irão contar um pouco da experiência adquirida com o projeto “Protagonismo Jovem: Cidadania Eleitoral. Após o intervalo, previsto para as 11h, haverá a apresentação do UNICEF da proposta da “Carta da Juventude de Roraima”, incluindo a abordagem do Selo UNICEF nos municípios.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, os trabalhos serão retomados com a apresentação das experiências dos TREs na execução do Programa. Na sequência, será proposta a retomada do programa com metodologia unificada. Haverá um intervalo às 16h45, e em seguida iniciará uma mesa de debates e definições acerca da retomada da Comissão Executiva Nacional do Programa Eleitor do Futuro. O encerramento ocorrerá às 18h, com a assinatura da Ata do Evento.

Eleitor do futuro

O principal desafio do projeto é fazer a inclusão social e política de jovens entre 10 e 15 anos de idade, despertando e resgatando a cidadania por meio de atividades lúdicas como gincanas, apresentações teatrais, palestras e concursos de redação. Além disso, os alunos vivenciam todo o rito de um pleito eleitoral de verdade, desde as convenções partidárias, propaganda eleitoral e registro de candidatura, até a diplomação dos eleitos.

Os alunos têm ainda contato com a urna eletrônica e conhecem um pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro e, principalmente, aprendem a importância de votar em ideias e propostas, considerando que, nas eleições, os candidatos serão escolhidos e cada um representará uma política pública, como educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação.

Histórico

O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado e lançado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua gestão no ano de 2002 e, desde então, é executado em parceria com os TREs em todo o Brasil. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.