Cotidiano

Boa Vista libera táxis convencional e lotação com até seis passageiros

Modelos de veículos de quatro portas com capacidade máxima para seis passageiros deverão ser previamente homologados pela Emhur

O prefeito Arthur Henrique (MDB) publicou nessa terça-feira (14), no Diário Oficial do Município, o decreto que aumenta para seis passageiros (exceto o motorista) a capacidade máxima permitida para veículos de táxi convencional e lotação em Boa Vista.

A mudança adéqua os critérios que regulam a atividade de transporte de passageiros das duas modalidades ao estabelecido pela lei federal de 2011 que regulamenta a profissão de taxista.


Exemplo de carro com capacidade para seis passageiros (Foto: Divulgação)

Ademais, o decreto ressalta que os modelos de veículos de quatro portas com capacidade máxima para seis passageiros deverão ser previamente homologados pela Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional).

O novo decreto considera, ainda, “a dinâmica do mercado e suas novas características, derivadas de uma demanda em constante transformação”, e as peculiaridades do serviço público concedido.

Em Boa Vista, os táxis convencionais funcionam sob regime de aluguel sem itinerário pré-determinado, enquanto os táxis lotação têm itinerários predeterminados, idênticos aos das linhas de ônibus, com ocupação coletiva.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.