Cotidiano

Indígenas relatam fechamento da Casai em comunidade de Roraima

Ministério da Saúde, por meio da Sesai, não comentou o assunto até a publicação da reportagem

Indígenas relataram o fechamento da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) na comunidade Homoxi, situada na Terra Indígena Yanomami. Em um vídeo, eles pedem a reabertura da unidade, assistência de saúde e medicamentos.

A gravação mostra dezenas de indígenas yanomami em frente à Casai, onde o grupo colocou cartazes, com dizeres como “nós yanomami procuramos assistência de saúde” e “polo base Homoxi está abandonado”.

“Nós precisamos de equipe, de medicamentos, porque nós estamos muito necessitados, por isso que nos estamos lutando aqui na frente do posto de saúde, pedindo apoio da Sesai, porque estamos muito tristes e preocupados com a nossa saúde, precisamos de assistência de saúde de qualidade. Nossos filhos estão doentes, filhos precisam de medicamentos pra esse posto, pra equipe estar por aqui”, disse um dos tuxauas.

Outro tuxaua endossa o discurso do colega, pedindo, em sua língua materna, a saúde para a região.

O garimpeiro Simon Silva assumiu a autoria do vídeo, o qual disse ter gravado a pedido dos indígenas. Segundo Silva, a Casai está fechada há, pelo menos, seis meses, e, portanto, o único cuidado sanitário que a comunidade Homoxi e outros povos indígenas próximos recebem, atualmente, é dos garimpeiros.

“Eles estão pedindo saúde, pois estão debilitados, passando por necessidade, não estão tendo amparo médico aqui. Crianças indígenas estão morrendo crianças. Estão clamando por saúde, ajuda ao governo, autoridades competentes […]. A gente tá fazendo o que pode, dá o remédio, tenta ajudar”, explicou.

Procurado, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), não comentou o assunto até a publicação da reportagem. O espaço fica aberto.