Cotidiano

Seminário internacional trata sobre urbanização e migração na região Norte

Inscrições podem ser realizadas até dia 1º, pela internet; evento será em formato híbrido (remoto e presencial)

No dia 2 de dezembro, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará o Seminário Internacional – Urbanização e Migração no Norte do Brasil, uma iniciativa conjunta da instituição, ACNUR e Aalto University (Finlândia), com apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais da instituição de ensino. 

O evento busca debater perspectivas internacionais, para pensar e propor ideias em relação ao futuro da cidade de Boa Vista e demais localidades de Roraima.

Será reunido um grupo diversificado de profissionais das áreas de planejamento urbano, vinculados à Academia, como professores de Aalto e de Harvard, além de autoridades políticas e pessoas atuantes dentro do Sistema ONU (Organização das Nações Unidas). 

O seminário será em formato híbrido, com opção de participação remotamente ou presencial, no Salão Nobre da Reitoria da UFRR.

A modalidade presencial será restrita a 40 participantes, em atendimento ao Protocolo de Controle de Pandemias Covid-19, em vigor na universidade. Contará ainda com tradução simultânea de português-inglês e inglês-português. 

As inscrições podem ser realizadas até dia 1º por este link. Após a confirmação de inscrição, o link do evento será enviado ao e-mail do participante. 

Confira a programação do evento: 

 8h30 – Abertura oficial   

 9h – Sessão 01: Tópico A, Palestrantes 1, 2 

Tópico: Planejamento participativo e design como uma ferramenta em assentamentos de refugiados (Foco especial: Tecnologias digitais como um facilitador para encorajar a participação da comunidade no projeto urbano e governança) 

Palestrantes: 

Christelle Lahoud: Christelle coordena o programa Bloco por Bloco no Programa de Espaço Público Global UM-Habitat e está intimamente envolvida com Bloco por Bloco desde 2017. Seu trabalho enfoca a integração do gênero nos processos de planejamento, envolvendo grupos vulneráveis na cidade, planejamento de decisões, e apoio à inovação e tecnologia em projetos urbanos. Ela facilitou mais 20 workshops do Bloco por Bloco no Haiti, Líbano, China, Níger, Gana, Uganda, Vietnã e Guiné e representou Bloco por Bloco e UN-Habitat em eventos globais, incluindo o Fórum Urbano Mundial. 

Claudia Garduno: Escreveu sua tese de doutorado sobre o tema “Design como Liberdade”, e trabalhou por vários anos em projetos com alunos da Aalto no México, em co-criação de estratégias para fortalecer a autonomia de uma comunidade indígena de Campeche. 

10h30 – Coffee Break 

10h45 – Sessão 02: Tópico B, Palestrante 3, 4 

Tópico: Resiliência urbana no desenvolvimento da cidade no contexto da migração, tendências globais e realidades locais. (Foco especial: O papel da tecnologia e dos dados para cidades inteligentes e resilientes) 

Palestrantes: 

Representação da Prefeitura de Boa Vista

Dr. Ronak Patel: Diretor do Programa de Urbanização e Resiliência da Iniciativa Humanitária de Harvard. O trabalho do Dr. Patel se concentra principalmente nos desafios e oportunidades apresentados pela rápida urbanização para a saúde e bem-estar das populações vulneráveis e para crises humanitárias.
 
12h15 – Comentários finais e agradecimentos 

12h30 – Fim do Seminário