Saúde e Bem-estar

Veterinário alerta para risco de doenças cardíacas em cães e gatos

Incidência maior é em animais acima de 6 anos, mas todas as idades e portes podem ser acometidos

Dia 29 de setembro é celebrado o dia Mundial do Coração, e o mês é o escolhido para sensibilização sobre a saúde cardíaca, campanha conhecida como Setembro Vermelho. Mas sabia que as doenças cardiovasculares também podem afetar os animais, em especial, os pets?

Segundo o médico veterinário Henrique Borges, 60% da demanda nas clínicas de pequenos animais, como cães e gatos, são doenças cardiovasculares. “A incidência maior é de pacientes acima de seis anos, mas acomete de todas as idades e portes. Elas podem ser congênitas ou, na maioria dos casos, adquiridas” informa Borges.

Para o especialista, essa campanha é importante para alertar que todos devem permanecer atentos aos seus pets. “Essas doenças são muito silenciosas, por isso é ideal que os papais dos pets levem seus animais para avaliação pelo menos uma vez ao ano. Além disso, seu cachorro e gato devem ter uma boa alimentação, pois isso prolonga os seus dias de vida,” alerta.

Sintomas

O veterinário explicou que os principais sintomas dessas patologias são cansaço fácil durante momentos de exercícios, tosse semelhante a engasgo – principalmente quando o animal está agitado -, mudança no padrão respiratório e eventuais desmaios. Contudo, os sinais podem variar. “Os cães acometidos por doenças cardíacas podem ter um período sem sintomas e até não desenvolverem as doenças de forma grave,” explica Borges.

De acordo com o especialista os felinos também podem desenvolver alterações cardíacas, especificamente no músculo do coração, ocasionando as chamadas cardiomiopatias.

Confira as dicas do veterinário