Cotidiano

Falta de profissionais e exames médicos são alvos de investigação no MP

Além do Coronel Mota, o MPRR realizou, nas últimas semanas, vistorias no Hospital da Criança Santo Antônio e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth

O promotor Igor Naves, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público de Roraima (MPRR), informou que há procedimentos tramitando na promotoria sobre a falta de profissionais e exames na Clínica Médica Especializada Coronel Mota.

A afirmação foi feita durante diligência a esta unidade de saúde do Estado, para verificar as demandas dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). A ação ocorreu desta terça-feira (27).

Durante a diligência, o promotor de justiça inspecionou a estrutura física do Coronel Mota, a quantidade de profissionais a disposição, os procedimentos e atendimentos que são ofertados, além de estabelecer um diálogo com a diretoria da unidade de saúde sobre as principais necessidades e demandas daquela unidade.

De acordo com Igor Naves, a intenção era conferir a realidade atual do Coronel Mota, para direcionar a atuação do Ministério Público para que a unidade possa, de fato, atender à população a contento.

“Um dos problemas que atinge não somente a Clínica Especializada, mas a maioria das unidades de saúde do Estado, é a falta de médicos ou exames de algumas especialidades, o que precisa ser solucionado com urgência pelo Poder Público. Também constatamos a falta de medicamentos, como por exemplo, anestésicos para realizar pequenas cirurgias. É uma coisa básica, simples, que acaba impedindo que seja executado um serviço que a população precisa e essa situação precisa ser revertida”, ressaltou o promotor de Justiça.

As especialidades otorrino, neurologista e neurocirurgião estão sem realizar atendimentos. Na diligência foi informado ao promotor que o único profissional otorrino está de licença médica e que semana que vem serão abertos atendimentos para neurocirurgião e neurologista.

Sobre as medidas a serem adotadas, o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde ressaltou que há procedimentos tramitando na promotoria sobre a falta de profissionais e exames naquela unidade de saúde e que a atuação é no sentido de cobrar providências urgentes.

“Um novo secretário assumiu a pasta recentemente e nesta semana vamos nos reunir com ele e o objetivo é levar também essas demandas para que tais pendências sejam solucionadas”, explicou o promotor.

Além do Coronel Mota, o MPRR, por meio da Promotoria de Saúde, já realizou, nas últimas semanas, vistorias in loco no Hospital da Criança Santo Antônio e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

“A nossa intenção é ir em todos estabelecimentos de saúde pública da Capital para analisar como está o funcionamento e buscar a solução para os problemas existentes”, finalizou Igor Naves.

OUTRO LADO –  A Secretaria de Saúde informa que na Clínica Especializada Coronel Mota, conta atualmente com dois médicos otorrinolaringologistas, um destinado para o atendimento ambulatorial e outro que realiza apenas exames de videolaringoscopia. 

O médico otorrinolaringologista responsável pelos atendimentos ambulatoriais está afastado com atestado médico até o dia 14 de agosto. Já o que atende as demandas de exame necessita da solicitação do profissional que atende as demandas ambulatoriais.   

Outro especialista em falta na unidade é o neurocirurgião. Para suprir essa necessidade, a Pasta vai convocar os profissionais do cadastro de reserva do seletivo 003/2021, realizado em abril deste ano. 

Sobre a falta de anestésicos, a CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) informa que a unidade está abastecida. Quando ocorre a falta de algum medicamento, a Unidade informa a Coordenadoria, que de imediato, conforme o estoque, faz o reabastecimento.