Cotidiano

Arraial movimentou R$ 10 milhões na economia local

Comerciantes de comidas típicas e de artesanato afirmam que lucraram mais nos 9 dias da festa do que em um mês em seus estabelecimentos

Vendedores ambulantes aproveitaram o Boa Vista Junina 2015, que teve início no dia 13 e terminou neste domingo, 21, para garantir uma renda extra neste mês. Apesar de o festejo ter ocorrido em uma época do mês em que a população está sem dinheiro e aguardando o pagamento da primeira parcela do 13º salário, as pessoas que trabalharam com a venda de alimentos e artesanatos garantem que houve lucro. De acordo com estimativa feita pela Prefeitura de Boa Vista, o evento movimentou cerca de R$ 10 milhões na economia local.

A estudante do curso de Farmácia Hellane Almeida trabalhou nos nove dias do evento juntamente com os colegas de faculdade em uma barraca de comidas típicas. O dinheiro arrecadado será utilizado para a festa de formatura da turma que cursa o último semestre. “Não houve um dia em que ficamos sem vender tudo. Apesar de as pessoas estarem sem muito dinheiro, conseguimos lucrar”, relatou.

O autônomo Raimundo Alves da Silva também trabalhou no arraial com a venda de comidas típicas. Ele declarou que durante os nove dias do evento, teve a oportunidade de lucrar mais do que lucraria em seu estabelecimento em um mês. “A maioria das pessoas que frequentam o arraial vêm atrás de comidas típicas. Como não é um produto muito caro, conseguimos lucrar bastante”, disse.

Silva destacou que poderia ter lucrado mais se a festa tivesse ocorrido em época de pagamento. “Infelizmente, nossa economia ainda gira em torno do contracheque. Consegui lucrar bem, até vou pagar umas dívidas, mas acredito que o lucro teria sido maior se fosse em época de pagamento”, opinou.

A autônoma Catarina Galvão de Melo trabalhou em uma barraca de cachorro-quente e sanduíches. Ela relatou que o evento superou as expectativas. “Quando viemos para cá no primeiro dia pensamos que não iríamos vender tanto, pois quase todo mundo está sem dinheiro. Fiquei surpresa logo no primeiro dia, quando todo o espaço lotou”, detalhou.

Segundo Catarina, a barraca teve lucros todos os dias. “Esses festejos são uma excelente oportunidade para se juntar um bom dinheiro. Apesar de o décimo terceiro dos funcionários do governo não ter saído, vendemos bastante”, frisou.

A costureira Etelvina de Lima trabalhou com a venda de milho cozido. Segundo ela, todos os dias o estoque zerava. “Houve dias que saí bem cedo, pois vendi tudo. Curti um pouco a festa e fui embora. Mas houve dias que consegui repor o estoque e vender mais um pouco. Esses dias foram ótimos, consegui fazer um bom dinheiro extra para sair do sufoco das dívidas”, observou.

A artesã Marlene Figueiredo vendeu colares, brincos e pulseiras feitas de forma artesanal, no Boa Vista Junina 2015. “As pessoas vêm para este tipo de festa atrás de comida, mas, apesar disso, ainda têm algumas que apreciam o artesanato. Não vendi tudo o que tinha, mas com certeza vendo bem mais do que conseguiria em um único mês”, disse. (I.S)

Arraial reuniu cerca de 200 mil pessoas nas nove noites

Cerca de 200 mil pessoas passaram pela recém-inaugurada Praça Fábio Marques Paracat durante das nove noites do Boa Vista Junina. Foram noites embaladas com apresentações de quadrilha, shows de artistas locais e nacional, grupos de dança e exposições de artistas, além das barracas de comidas típicas.

Para garantir a segurança, a Prefeitura de Boa Vista investiu em câmeras de monitoramento, totalizando 24 espalhadas por toda a estrutura. Dentre essas, 20 fixas e 4 speed, uma das mais modernas atualmente, que giram em 360 graus.

Além disso, o arraial foi planejado para oferecer opção de diversão para crianças, jovens e adultos. Para agradar a todos os gostos, o palco principal recebeu 24 artistas locais. A grande novidade dessa edição do Boa Vista Junina foi a Noite Gospel.

O auge do arraial foi o show nacional de Dorgival Dantas, considerado um dos maiores compositores de forró do Brasil. Autor de sucessos de bandas de forró e duplas sertanejas, como Aviões do Forró, Garota Safada, Jorge e Mateus, Calcinha Preta e Mastruz Com Leite. O show bateu recorde de público com a presença de 50 mil pessoas.

Para dar o verdadeiro sentido das festas de São João, 24 quadrilhas, entre grupo especial e de acesso, apresentaram-se, levando o público da arquibancada da Arena Junina a um mar de emoção. Das apresentações saiu como a grande campeã a “Explosão Caipira”, do grupo especial; e a “Garranxê”, do grupo de acesso.

Para dar sabor ao arraial, 70 barracas formaram uma grande praça de alimentação. No cardápio não faltou a canjica, pamonha, bolo e bebidas em geral. O destaque da culinária local ficou por conta da Maior Paçoca do Mundo, com meia tonelada da iguaria mais famosa de Boa Vista que foi distribuída gratuitamente para a população na última noite do arraial. Ontem, 30 mil pessoas compareceram à Praça do Fabinho e cerca de 20 mil puderam degustar a grande porção.

Dentre tantas novidades, a 15ª edição do Boa Vista Junina foi pensada também para trazer mais conforto aos pais de família, disponibilizando uma tenda destinada com espaço lúdico para as crianças e uma área reservada para o aleitamento materno, onde as mães puderam amamentar os bebês com mais tranquilidade.

Outra tenda bem movimentada foi a do programa Servidor de Valor, onde os funcionários puderam desfrutar de massagem para relaxar, cafezinho, chá e também aferir a pressão. O Malocão Cultural foi outro espaço bem procurado, principalmente pela juventude, e recebeu bandas de rock, MPB, reggae, hip hop e exposições de artesanato. Oficinas de dança estiveram entre os atrativos durante a programação.