Polícia

Dupla presa com 100kg de cocaína é condenada a 13 anos

O caso ocorreu em setembro de 2017. Piloto morreu

Dois homens do município de Caracaraí foram condenados a 13 anos e oito meses de reclusão por tráfico de drogas e associação criminosa para tráfico de entorpecentes, pelo transporte de 100 kg de cocaína que estavam em uma aeronave que caiu no Rio Branco, numa área de mata do município. O corpo do piloto foi encontrado dentro da aeronave e o outro tripulante fugiu do local. 

O caso ocorreu em setembro de 2017 e, conforme a denúncia da Promotoria de Justiça da Comarca de Caracaraí, um empresário J, ciente das drogas estocadas dentro do Monomotor Cessna 206, contratou um pescador por R$ 20 mil reais para retirar os pacotes de entorpecentes da aeronave que estava submersa. 

Durante as buscas, a Polícia Militar e equipe de mergulhadores do Bombeiro Militar localizaram os acusados que estavam no local com objetivo de encontrar os entorpecentes.

“Provas contidas nos autos delineiam a conduta de cada réu, com divisão de tarefas, para a prática do delito de tráfico de drogas, de modo que restou claro que os réus estavam no local, pois sabiam do transporte da droga realizado na aeronave e, em razão da queda desta, se deslocaram ao local para retirar o entorpecente que estava dentro do avião caído no rio e assegurar a continuidade do tráfico, e retomar o transporte do entorpecente”, destacou trecho da decisão proferida pelo Juiz da Comarca de Caracaraí, Pedro Machado Gueiros, no último dia 04 de julho. 

De acordo com o Promotor de Justiça Joaquim Eduardo dos Santos, o caso evidenciou que a região é rota do tráfico aéreo de drogas, tanto com destino nacional, como no caso em pauta, como em possíveis destinos internacionais. “É necessário que esses crimes sejam punidos com o rigor da lei para coibir o tráfico de drogas no município”, ressaltou o Promotor de Justiça.

RELEMBRE O CASO 

Após receber denúncia anônima de que uma aeronave havia caído na Região do Baixo Rio Branco, do lado direito da margem, que corresponde ao Município de Caracaraí, na região sul de Roraima, a Polícia Militar do Estado (PMRR) e o Corpo de Bombeiros decidiram averiguar a denúncia e fizeram o deslocamento para um trecho conhecido como Aliança. Na manhã dessa segunda-feira, 18, ao chegarem à localização indicada pelo denunciante, encontraram os destroços do avião de pequeno porte. Dentro da cabine estava o corpo do piloto e cerca de 100 quilos de cocaína prensada, o maior carregamento apreendido nos últimos tempos em Roraima.

Conforme os policiais, na denúncia havia a informação de que a droga estava sendo transportada na aeronave e, a partir daí, o grupamento da Força Tática da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPMFron), que fica na sede de Caracaraí, a centro-sul do Estado, acionou os mergulhadores especializados em busca e salvamento para iniciarem a varredura na área do acidente, prevendo a possibilidade de encontrar sobreviventes. Os policiais foram informados que o piloto perdeu o controle do avião.

Depois de encontrar o corpo e a droga, os militares fizeram o deslocamento até a sede de Caracaraí, a fim de entregar todo o material apreendido e entregar o corpo do piloto ao Instituto de Medicina Legal (IML)

https://folhabv.com.br/noticia/POLICIA/Ocorrencias/Aviao-com-100kg-de-cocaina-cai-no-sul-do-Estado-e-piloto-e-encontrado-morto/32398