Cotidiano

Operação Acolhida nega restrição de entrada de migrantes na fronteira

"Todos os que entrarem legalmente serão atendidos", ressaltou a operação que atende refugiados na fronteira

A Operação Acolhida, responsável pelo atendimento a migrantes refugiados da Venezuela na fronteira de Pacaraima, informou que não há restrição para entrada de estrangeiros no país. A informação foi divulgada após denúncia de moradores da região de que apenas 50 pessoas poderiam adentrar por dia, o que resultava em um grande número de pessoas esperando para entrar no Brasil.

Segundo o Exército Brasileiro, não há limites previamente estabelecidos ou qualquer tipo de restrição que impeça os venezuelanos de serem atendidos no Posto de Recepção e Identificação (PRI) da Acolhida em Pacaraima.

Confira a nota na íntegra:

A Operação Acolhida norteia os trabalhos pelos princípios da legalidade e da legitimidade. Nesse sentido, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal; agências da ONU e demais parceiros, contribuí para o ordenamento da fronteira com a Venezuela, executando a identificação, a vacinação e a documentação de migrantes e refugiados venezuelanos, no estrito cumprimento da Portaria Nr 655, de 23 de junho de 2021, que trata da restrição da entrada de estrangeiros no País, de forma emergencial e temporária, por recomendação da Anvisa.

Não há limites previamente estabelecidos ou qualquer tipo de restrição que impeça os venezuelanos de serem atendidos no Posto de Recepção e Identificação (PRI) da Acolhida em Pacaraima. Todos os que entrarem legalmente serão atendidos. Caso não seja possível concluir o processo de regularização migratória de todos no mesmo dia, aos que necessitarem é oferecida a possibilidade de pernoitar no alojamento BV8.

ENTENDA – Desde o dia 25 de junho, o Governo Federal atualizou a portaria que restringe a entrada de estrangeiros no país e passou a permitir o ingresso de estrangeiros em situação de vulnerabilidade social. Por conta disso, o volume de pessoas na fronteira de Pacaraima com a Venezuela aumentou, com uma média de centenas de pessoas aguardando para entrar no Brasil por dia.

A informação foi prestada à FolhaBV por moradores do município de Pacaraima. Eles explicam que muitos dos migrantes acabam permanecendo na divisa, às vezes, em situação de vulnerabilidade.

“Isso está gerando um tumulto aqui toda manhã. Algumas pessoas tentam até discutir com a gente (os moradores) para ver se conseguem. Tentam ganhar na conversa, mas não tem resultado”, completa um morador da região, que preferiu não se identificar.

Leia mais: 

Volume de migrantes aumenta na fronteira de Pacaraima