Na manhã deste sábado, dia 15 de maio, lideranças indígenas Yanomami, desembarcaram em Boa Vista para pedir providências quanto ao conflito que ocorre ha mais de uma semana na região conhecida como Base dos Americanos, localizado na comunidade Palimiu, na Terra Indígena Yanomami, envolvendo garimpeiros e indígenas.
A reunião está ocorrendo na sede da Caritas em Boa Vista e terá continuidade no período da tarde no Ministério Público.
O coordenador do povo Yanomami Timoteo Palimili Theri- lider Yanomami relatou que busca um diálogo com autoridades sobre o que ocorre na comunidade.
“Somos moradores da floresta. É muito triste. Pretendemos viver com respeito a nossa dignidade Yanomami. Os brancos tem que respeitar nossos direitos, assim como todos. Infelizmente estamos sofrendo. Nós não queremos viver assim. Estamos preocupados com o garimpo ilegal. Pretendemos agir com paz e com respeito e para toda sociedade. Estamos pedindo socorro para todos nós” relatou.
Veja vídeo:
Entenda o caso :
A Hutukara Associação Yanomami (HAY) relatou à Funai (Fundação Nacional do Índio); à Polícia Federal em Roraima (PF/RR), à 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército (1ª Bis) e ao MPF-RR (Ministério Público Federal em Roraima), por meio de ofício, um tiroteio que ocorreu no dia 10 de maio, em um local conhecido como Base dos Americanos, localizado na comunidade Palimiu, na Terra Indígena Yanomami, envolvendo garimpeiros e indígenas.
No documento, assinado pelo vice-presidente da Hutukara, Dário Vitório Kopenawa Yanomami, relatou ainda que sete barcos de garimpeiros atracaram por volta das 11h30 da manhã e atacaram indígenas da comunidade Palimiu, dando início ao tiroteio no local, em conflito aberto por cerca de meia hora.
Segundo a entidade, quatro garimpeiros foram baleados, e outro indígena foi atingido de raspão. “As embarcações dos garimpeiros saíram para a proximidade e ameaçaram voltar para vingança”, disse a Hutukara no documento.
Leia mais:
Vídeo mostra momento de tiroteio em terra indígena Yanomami – Folha…