Inovação e Tech

Delivery cresce na pandemia; confira algumas estratégias

Ferramentas tecnológicas e cuidado com a jornada do cliente são algumas maneiras de aumentar as vendas

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos estabelecimentos precisaram inovar para garantir o faturamento mensal. A modalidade de delivery (entrega a domicílio) foi a principal solução adotada por restaurantes, padarias e lojas em geral, já que, desta maneira, o cliente consegue fazer o pedido sem sair de casa – medida importante para conter o avanço das contaminações.

Segundo estudo da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, os gastos com os principais aplicativos de entregas de comida –  iFood, Uber Eats e Rappi – cresceram 149% em 2020. Em dezembro, foi registrado o número mais alto de gastos, sendo R$ 2.184.752,54 em pedidos de delivery. Segundo a pesquisa, isso representa um aumento de 187% em relação a março de 2020. Para chegar a estes números, foram analisadas as despesas de 46 mil usuários, entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.

O crescimento de pedidos por delivery segue uma tendência que vem desde os meses mais críticos da pandemia, e promete continuar durante os próximos meses, já que o número de mortes causadas pelo novo coronavírus voltou a subir, exigindo a implantação de novas restrições e medidas, para evitar espaços com aglomeração de pessoas.

Estratégias para melhorar as vendas

Manter as vendas em alta durante todo este período, entretanto, não é tão simples. Garantir uma boa constância no número de vendas por delivery está diretamente ligado às estratégias pensadas para continuar conquistando atuais e novos clientes. Cuidar do marketing da empresa é essencial, para que o público saiba que tipos de serviços e produtos estão sendo oferecidos, além das modalidades de entrega e informações de funcionamento. Por isso, não é possível depender somente do boca a boca ou das compras de clientes recorrentes.

Desta forma, fica clara a importância de construir um conjunto de estratégias de venda, pensando na jornada do cliente em todas as etapas de compra, criando uma identidade visual e materiais de divulgação do negócio e buscando ferramentas de inovação. Neste ponto, a tecnologia se torna uma das principais aliadas, e as redes sociais têm um papel importante em aumentar a visibilidade sobre o negócio. Por meio dos canais online, potenciais clientes podem tirar dúvidas, fazer sugestões e dar relevância para o nome da empresa, que deve se mostrar sempre aberta para responder aos comentários, sejam eles negativos ou positivos.

Também é possível usar aplicativos de conversa voltados para empresas, estreitando a relação entre o consumidor e a empresa. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o WhatsApp Business e como funciona para integrar esta ferramenta no dia a dia da marca. Entretanto, seu uso é simples e permite que o cliente tenha uma visualização rápida do catálogo da loja, horário de funcionamento e outras informações, além do contato direto com algum colaborador de maneira mais dinâmica e personalizada – questões importantes no processo de fidelização do cliente.

Além da divulgação, é preciso garantir uma entrega de qualidade, correspondendo às expectativas do público da melhor maneira possível. Assim, é essencial prestar atenção no tipo de embalagem que está sendo enviado para o cliente, para evitar problemas durante a entrega do delivery, além de ter um fluxo de trabalho organizado dentro da empresa, para garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo estipulado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.