Cotidiano

Gestante internada no HGR espera por transferência há 10 dias

Segundo a denúncia, a paciente aguarda ser transferida novamente para a maternidade, pois o HGR não teria condições de atender gestantes

Gestante internada no HGR espera por transferência há 10 dias Gestante internada no HGR espera por transferência há 10 dias Gestante internada no HGR espera por transferência há 10 dias Gestante internada no HGR espera por transferência há 10 dias

Uma paciente de 23 anos, que está com 7 meses de gestação, estava internada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), mas foi transferida para o HGR (Hospital Geral de Roraima) após testar positivo para o Covid-19. Segundo o marido da paciente, o HGR não possui médicos especializados para atender gestantes.

A informação foi repassada pelo esposo da paciente através de uma denúncia relatada a FolhaBV.

O denunciante relata que ela foi levada da maternidade, mesmo com a unidade oferecendo uma ala destinada para pacientes com o coronavírus.

“Não deram nenhuma explicação, nem deveriam ter transferido ela para o HGR, pois a unidade não tem médicos para atender gestantes. Aguardamos há 10 dias que ela seja transferida novamente para a maternidade, mas só recebemos promessas”, relata o denunciante.

Além disso, o esposo da paciente alega que a gestante e o bebe correm risco de vida por uma suposta negligência cometida pelo sistema de saúde do estado.

“Minha esposa e meu filho correm risco de vida, pois nenhum profissional de saúde está fazendo exames de rotina nela que está gestante. Eu e toda a família estamos com medo de acontecer o pior, pois segundo uma médica que nos atendeu, ela e o bebe estão correndo risco de vida”, explica.

O denunciante também informou que a gestante precisou fazer o uso de um medicamento, mas que o HGR não estava disponibilizando no momento.

“Não somente minha esposa precisou de paracetamol, mas como outros pacientes do HGR e a unidade não tinha. Eu, com meus recursos tive que comprar”, diz.

Outro lado – A Secretaria de Saúde informa que a paciente Aline Conceição Pinto foi transferida, após a indicação médica na Maternidade, para monitoramento pela equipe multiprofissional do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), uma vez que não apresenta alteração na gestação, mas sim a necessidade de acompanhamento devido ao quadro de COVID-19, uma vez que o HGR é a unidade referência para o atendimento de casos graves.

A Sesau esclarece que a paciente está sendo assistida, sendo medicada e acompanhada por uma equipe com diversos especialistas, e que além, disso há obstetras que dão suporte ao HGR e que podem ser acionados, se houver necessidade.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.