O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), também chamado Zoneamento Ambiental, tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental.
Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas.
O objetivo é o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes. Em Roraima, a expectativa atual, no entanto, é que o planejamento seja efetivamente finalizado até outubro de 2021.
“Nós estamos com a licitação feita, já temos uma empresa vencedora, houve recurso e está em fase de julgamento, e a perspectiva é que em outubro nós tenhamos o Zoneamento Ecológico e econômico para o encaminhamento para a assembleia” explicou.
O titular da Seplan ressaltou, no entanto, que com o ZEE finalizado ainda é preciso passar pela etapa de aprovação junto à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
“Em dois anos realizamos um trabalho de reorganização da seapa, de estruturação de projetos, de captação de recursos e deixo a pasta com a sensação de dever cumprido. Assumir a Secretaria de Planejamento é um grande desafio para mim, porque amplia a necessidade de olhar, não apenas para um setor, mas para o Estado como um todo, quanto ao desenvolvimento, o planejamento, a forma de condução do orçamento.
“Então considero como sendo profissionalmente um dos maiores desafios que eu estarei assumindo nesse aspecto e me sinto honrado pelo convite feito pelo governador Antonio Denarium” explicou Emerson Baú.
Confira a entrevista na íntegra: