No dia Mundial do Combate ao Câncer, o recado dos especialistas é sobre a importância da prevenção. Em Roraima, nos últimos dois anos, os registros da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), mostram maior incidência para o câncer de mama com 128 casos, pele com 116 casos e útero com 110 casos.
De acordo com a mastologista Maria Cátia Rodrigues é fundamental que haja o diagnóstico precoce, pois quando o câncer de mama é descoberto na fase inicial, as chances de cura das pacientes aumentam de forma considerável.
“Um auto exame completo é realizado em três etapas, observação em frente ao espelho, a palpação durante o banho e a palpação deitada, e se perceber alguma alteração nas mamas durante o autoexame, a mulher deve procurar o ginecologista ou o mastologista que é o médico especialista em mamas”, explicou.
Ela explica que a prevenção começa com a consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde e o acompanhamento com o médico especialista no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher), quando a paciente é referenciada para o atendimento especializado.
Quando o assunto é prevenção, o câncer de pele também merece atenção. Segundo a dermatologista Ana Paula Vitti, a doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, e essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os graus de complexidade.
“Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver o câncer, então sempre que puder, a pessoa deve usar filtro solar, boné ou chapéu, e precisa ao máximo evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVS”, reforçou a dermatologista.
SAÚDE DA MULHER – Em se tratando de saúde feminina, o câncer de colo uterino é outro muito frequente entre as mulheres. A principal forma de prevenção é a realização do exame Papanicolau, por meio da consulta de rotina em uma UBS mais próxima e/ou o acompanhamento no CRSM, nos casos em que houver uma lesão.
“Assim como a mamografia, o preventivo é um exame que deve ser feito uma vez por ano. E naqueles casos em que for identificada alguma lesão é necessário que a paciente mantenha o acompanhamento com o especialista”, reforçou a médica.
UNACON – Na rede estadual de saúde é possível ainda ter acesso ao tratamento do câncer na UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), onde é feito o acolhimento e tratamento por uma equipe multidisciplinar. A UNACON oferece 28 serviços exclusivos a pessoas com câncer, dentre eles, cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia, dispõe de uma equipe multiprofissional especialista, e funciona de segunda a sexta, das 07h30 às 12h e das 14h às 18h.
“Na Unacon os pacientes podem contar desde a cirurgia, se for necessário, até o acompanhamento psicológico, fisioterapêutico e de serviço social ou grupos de apoio. O trabalho de prevenção não pode parar, então a mudança para hábitos mais saudáveis é um grande aliado no combate a qualquer tipo de câncer”, complementou o coordenador.