Cotidiano

Alunos da rede estadual ficam sem aulas presenciais e remotas

Retorno das aulas remotas na rede estadual de ensino estava previsto para ocorrer ontem, 26, mas só volta no dia 09 de fevereiro

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A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) suspendeu o ensino remoto de toda a rede estadual de ensino no período de 27 de janeiro a 09 de fevereiro. Com isso, estudantes das escolas do Estado ficarão sem atividades tanto presenciais quanto remotas.

O retorno das aulas remotas estava previsto para ontem, 26, mas diante do cenário atual da pandemia em Roraima, a suspensão servirá planejamento de ações pedagógicas, informou a Seed.

A decisão foi baseada considerando as medidas recomendatórias decorrente da pandemia do Coronavírus no Estado de Roraima. E servirá para alinhar, planejar e definir as ações pedagógicas além da reconstrução do Plano de Trabalho Escolar com foco no currículo escolar das etapas e modalidades da Educação Básica.

Ou seja, durante este período está suspenso o envio pelos professores, de atividades educacionais impressas ou online para os estudantes das escolas da capital, interior e indígenas. Pois as equipes de gestão escolar e coordenação pedagógica das escolas promoverão junto ao corpo docente, reuniões pedagógicas online para definir as ações educacionais para a conclusão do ano letivo 2020.

“O cenário da pandemia que vivenciamos hoje em Roraima requer que se mantenha os cuidados e protocolos sanitários de biossegurança. Foi necessária essa suspensão do ensino remoto para alinhar as ações educacionais na rede e visando acima de tudo a segurança de professores, servidores e alunos”, disse a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

RETORNO PRESENCIAL – Até o momento não há nenhuma data definida para o retorno das aulas presenciais nas escolas. Essa decisão será tomada em conjunto com a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde).

Embora ainda não exista data definida, a secretária de Educação adiantou que a perspectiva para um futuro retorno das aulas presenciais é de forma gradual e escalonada, com a implementação de tempos extras na escola e também com a distribuição de tempos em aulas remotas.

“Mas esse formato de retorno ainda está sendo cuidadosamente estudado pelas equipes pedagógicas, e as decisões serão baseadas na legislação educacional e nas orientações e normativas vigentes, com ampla divulgação para a sociedade”, explicou a secretária.

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