Cotidiano

Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi autor da proposta

Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas Governadores concordam em doar parte das vacinas para Amazonas

Governadores de todos os estados concordaram em destinar 5% dos próximos lotes de vacinas contra a covid-19 para o combate à pandemia do novo coronavírus no Amazonas. Com o acordo, o estado receberá mais 340 mil doses.

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 22, no portal de notícias da UOL, conforme o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), autor da proposta. 

Desta forma, dos 4,8 milhões de doses da CoronaVac e dos 2 milhões da Vacina de Oxford/AstraZeneca, cerca de 340 mil serão destinadas para o Amazonas e cerca de 6,4 milhões restantes serão distribuídos proporcionalmente a todas as unidades federativas, incluindo o Amazonas. 

Com a proposta do Fórum, o Amazonas poderá totalizar cerca de 645 mil novas doses. No começo desta semana, quando foi distribuído o primeiro lote de CoronaVac, o estado recebeu 282.320 doses — 4,7% do total. 

Segundo Dias, a proposta, sugerida por técnicos que acompanham a situação no Amazonas, tem o apoio do Ministério da Saúde.

“Situação é muito séria e já se espalha na região. Transmissibilidade alta. Controlando em Manaus, estamos controlando também no Brasil. E a aprovação é um gesto muito importante por parte do Fórum dos Governadores”, disse o governador do Piauí em vídeo.

O relato é que nenhum dos governadores se apresentou contra a medida. A Folha entrou em contato com o governador Antonio Denarium (sem partido) para saber sobre o apoio à proposta e aguarda retorno.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que não foi consultado sobre a destinação das vacinas para o Amazonas e que não pretende aderir à proposta. “Informa que o Estado não tem condições de destinar, pois estamos muito próximo do epicentro da pandemia e sofrendo impacto com o crescimento do Covid-19”, reforçou a nota.

Com informações da UOL

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.