As primeiras doses da coronavac serão administradas na manhã desta terça-feira, 19, em Roraima. As três pessoas escolhidas foram um idoso, uma indígena e um profissional da saúde, de acordo com critérios do Ministério da Saúde (MS).

Serão vacinados na sequência: a representante indígena Iolanda Pereira da Silva, de 45 anos, da etnia macuxi da comunidade indígena em Uiramutã; o idoso José Ribeiro Ferreira da Silva, de 80 anos; e a profissional da saúde Aparecida Gilda, técnica de enfermagem em Roraima.

“Todo mundo espera pelo momento da vacina para que a gente possa se sentir seguro. A gente já teve tantas percas nesse mundo que essa vacina é uma resposta de Deus”, disse Iolanda Pereira.

Para José Ribeiro, a oportunidade de se vacinar é bem-vinda. “Se Deus quiser, todo mundo vai poder tomar e não pegar mais ela (covid). Essa doença é uma maldição. Eu me sinto bem, graças à Deus”, completou.

Conheça os escolhidos

PROFISSIONAL DE SAÚDE: Gilda Aparecida de Oliveira

Gilda Aparecida de Oliveira, 54 anos, técnica de enfermagem, servidora efetiva, concursada há 16 anos.

Sempre sonhou em ter uma faculdade e em 2004 realizou o sonho de concluir o curso técnico em enfermagem. 

Mãe de 05 filhos e natural de São Paulo,  está em Roraima desde os 13 anos. Gilda está há 10 meses na linha de frente do combate ao coronavírus, no Hospital Geral de Roraima, será a primeira roraimense a receber nesta terça-feira, 18, uma dose da vacina Coronavac. 

Gilda sempre atuou no HGR, na área de infectologia, e nesse momento da pandemia, dedicou grande parte da sua vida ao trabalho no bloco de isolamento de pacientes com COVID-19, como técnica de enfermagem.

IDOSO: José Ribeiro Pereira da Silva

José Ribeiro Pereira da Silva, 82 anos, é natural de Buriti/MA.

Veio para Boa Vista quando ainda era jovem, em busca de melhores condições de vida e encontrou em Roraima a acolhida que tanto buscava.

Já trabalhou em garimpo e em fazendas. Atualmente reside no Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, desde  outubro de 2020. 

Nessa segunda passagem pela casa José fez amigos e escolheu o abrigo para morar. 


INDÍGENA: Iolanda pereira da Silva

Iolanda pereira da Silva, da etnia makuxi, é da terra indígena Raposa serra do Sol município de Uiramutã. Trabalha com medicina tradicional indígena, e é parteira tradicional . De janeiro 2018 a novembro 2019 foi coordenadora da medicina tradicional indígena do DSEI leste de Roraima. 

Trabalhou como agente indígena de saúde de 1993 a 2017 na comunidade indígena e contribuindo assim com a saúde  do povo indígena. 

Em 2018 foi agraciada com a medalha de mérito fundação Osvaldo Cruz por sua atuação na saúde indigena. Atualmente é vice-presidente do Instituto de Etno Cultura e Sustentabilidade da Amazônia. 

IMUNIZAÇÃO – A coronavac, dose de vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, chegou em Roraima na manhã desta terça-feira, 19. O carregamento chegou por volta das 3h da manhã na Base Aérea de Boa Vista.