Cotidiano

Trabalhadores da saúde cobram direitos em mobilização

Profissionais afirmam que querem melhores condições de trabalho, a não suspensão das férias, a aprovação do PCCR e pagamento retroativo das progressões

Trabalhadores da saúde estão realizando uma mobilização em frente ao Hospital Geral de Roraima (HGR) na manhã desta sexta-feira, 15, para cobrar melhores condições de trabalho, a não suspensão das férias de 2021, a aprovação de Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos (PCCR) e pagamento retroativo das progressões.

Segundo o diretor do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (CORENRR) Rodrigo Danin, o principal motivo é a cobrança da aprovação do PCCR. “É um processo que já vem sendo discutido a certo tempo, já teve diversas reuniões, porém não está sendo efetivado”, relatou.

Ainda, a mobilização busca reivindicar mais EPI’s (equipamento de proteção individual) para enfrentar a pandemia. Como também, não deixar que o governo suspenda as férias dos profissionais da saúde, o que aconteceu no ano passado. “Mais uma vez o governo levanta essa questão devido o aumento de contaminados de covid-19, sendo que tem pessoas que ainda nem tiraram as férias de 2020”, explicou Halisson Nascimento, diretor delegado titular do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (SINDPRER).

A mobilização conta com cerca de 40 profissionais da saúde e foram convocados os seguintes sindicatos: Sindicato dos Médicos (SIMEDRR), Sindicato dos Farmacêuticos (SINDFARR), Sindicato dos Tecnólogos Técnicos e Auxiliares em Radiologia (SINTEAR), Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (SINFITO-RR), Sindicato dos Psicólogos de Roraima (SINDPSI) e Associação Roraimense de Nutrição (ARNUTRI).

Manifestação ocorre na frente do HGR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sesau diz que segurança dos profissionais de saúde é prioridade

A Secretaria de Saúde informa que o Governo de Roraima tem adotado todas as medidas para conter o avanço da COVID-19 em Roraima, e uma das prioridades é assegurar a estrutura para que todos os profissionais da saúde possam atuar de forma segura, organizada e planejada.

O pagamento das progressões é um dos compromissos cumpridos pela gestão, desta forma, a remuneração está em dia, quanto ao retroativo das progressões está sendo calculado pela Folha de pagamento da SEGAD.

A gestão garante que os profissionais de saúde serão esclarecidos sobre o interesse da gestão de dar celeridade aos procedimentos necessários para garantir os direitos dos servidores efetivos, promovendo justiça e igualdade entre as categorias profissionais do quadro funcional da Saúde.

Mas é preciso ressaltar a necessidade do alinhamento funcional de todas as categorias e atendendo as viabilidades orçamentárias e financeiras da gestão pública, para evitar os impactos na folha de pagamento observando o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso a gestão reforça que outras medidas estão sendo executadas para garantir melhores condições de trabalho, entre elas a aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) para atender aos servidores que atuam nas unidades de saúde no combate ao Coronavírus (Covid-19), incluindo máscaras faciais incolores, máscaras de proteção respiratória, álcool etílico 70%, óculos de proteção profissional, macacão branco, avental, gorro, luvas entre outros itens essenciais nas unidades hospitalares.

A Sesau ressalta também que nos últimos meses têm reforçado ações que visam melhorar o desempenho das atividades no ambiente de trabalho, incluindo a realização de palestras, treinamentos e capacitações nas unidades de saúde, na capital e interior, de baixa, média e alta complexidade

Por fim, a gestão ressalta que a contratação de profissionais também está sendo realizada para garantir a ampliação no número de profissionais, incluindo o processo seletivo para contratação imediata de 239 médicos para atuação nas unidades hospitalares da rede estadual.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.