Cotidiano

Penitenciária Agrícola recebe doação de mais de 600 livros

Os materiais serão destinados à biblioteca da penitenciária

Mais de 600 livros foram doados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), nesta terça-feira (22), pelo Escritório Social. A doação visa fomentar os cuidados com a saúde e auxiliar no estudo dos reeducandos.

O escritório é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para a reinserção de egressos do sistema prisional na sociedade.

O Escritório Social solicitou a doação ao Ministério da Saúde. Os livros têm temas ligados à saúde. A coordenadora do Escritório Social, Décima Rosado, afirma que procurou o ministério assim que ficou sabendo que os livros estavam para a doação.

“O trabalho do Escritório Social é uma causa abraçada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, que não mediu esforços para fazer as coisas acontecerem. Conseguir esses livros irá auxiliar no estudo dos reeducandos e em uma possível melhora nos cuidados com a saúde”, explicou.

A chefe do setor administrativo do Ministério da Saúde de Roraima, Andrea Maia, afirma que é a primeira vez que o ministério faz a doação de um acervo literário e que é gratificante que essa primeira ação seja realizada para auxiliar a população carcerária, que necessita de cuidados com a saúde.

“Nós recebemos esses livros do Órgão Central do Ministério da Saúde e eles passam a fazer parte do nosso acervo e como tínhamos bastante material, resolvemos dar uma utilidade maior para eles”.

Escritório Social

O Escritório Social reúne em um mesmo local os atendimentos e serviços direcionados aos pré egressos e egressos, além dos reeducandos em monitoramento, em diversas áreas como saúde, qualificação e encaminhamento profissional, assistência jurídica e regularização de documentação civil.

Desde a criação do Escritório Social, em novembro de 2019, foram atendidos mais de 150 egressos e pré egressos. Mesmo durante o período de isolamento social, o Escritório não interrompeu as atividades, realizando os atendimentos por telefone.

Além da Assembleia Legislativa de Roraima, o Escritório Social reúne parcerias com outras 14 instituições, como por exemplo, a Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e o Sistema Nacional de Emprego em Roraima (Sine).

O atendimento é realizado pelo telefone (95) 98402-5936, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30. A sede funciona no prédio de parte dos programas da Assembleia Legislativa de Roraima, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, Centro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.