Saúde e um aterro sanitário serão prioridades do Partido Liberal

O ex-deputado federal Luciano Castro é candidato à Prefeitura de Boa Vista pelo Partido Liberal (PL)

O Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura do ex-deputado federal Luciano Castro e da professora Alcione Correa para concorrer a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nas eleições deste ano. Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 27, o parlamentar afirmou que caso eleitos, a gestão deverá priorizar o atendimento de saúde e a infraestrutura dos bairros da Capital.

Segundo o candidato, a Prefeitura tem vários pontos positivos de gestão, como o programa Família que Acolhe e, caso seja eleito, pretende manter e ampliar os benefícios. Porém, com relação à saúde, Luciano frisou que o serviço deve ser priorizado.

“Nem mudar o nome eu vou por que o que é bom não se muda. Mas, nós pretendemos fazer mudanças substanciais na gestão da saúde. O primeiro ponto é ampliar os serviços. A nossa expectativa é chegar ao percentual de até 70% de cobertura. Precisamos evoluir no atendimento das pessoas, além de criar e revitalizar unidades básicas nos bairros mais afastados”, declarou.

A avaliação de Castro é que a Prefeitura de Boa Vista executou um serviço de reestruturação nas principais avenidas da cidade, mas faltou na rua dos bairros. Para ele, isso é uma forma de dar qualidade de vida à população e valorizar os imóveis dos moradores.

Luciano também falou a respeito da distribuição de água na Capital. Atualmente o serviço é ministrado pela Companhia de Água e Esgoto (Caer) frente à uma concessão feita com a Prefeitura de Boa Vista. O contrato, no entanto, deve se encerrar até o ano que vem.

Luciano ressaltou que a data do fim do contrato se encerra no dia 18 de dezembro deste ano, então, o governo atual não deve ter tempo de tomar alguma decisão, pois seria preciso discutir o tema inclusive com a Câmara de Vereadores.

“Então, essa decisão caberá ao novo prefeito. Caso eleito, a nossa tendência responsável é sentar com o governador e fazer uma administração compartilhada da Caer para que nós possamos prorrogar por mais um ano essa concessão. Até que nós possamos fazer todos os estudos necessários”, destacou.

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – Luciano Castro avaliou o serviço de coleta de lixo desempenhado pela administração atual como eficiente, porém, diz que há problemas no descarte e reaproveitamento dos resíduos sólidos.

“O que temos em Boa Vista é um lixão, nós não temos um aterro sanitário. O espaço registra uma quantidade de lixo que nos preocupa. É preciso pensar imediatamente em trabalhar o projeto do novo aterro, com um novo espaço e ouvindo as autoridades ambientais”, disse.

Para o candidato, a criação de um novo aterro sanitário, além de atender a legislação e promover a coleta seletiva, também pode auxiliar na geração de empregos.

“As cooperativas e trabalhadores do local podem ter um reaproveitamento total desses resíduos. Alguns dos descartes podem ser utilizados para criação de adubo, algo que pode ser levado para os pequenos produtores rurais, ajudando outro segmento. É nossa prioridade a criação do aterro para ter uma situação melhor em Boa Vista”, reforçou.