Cotidiano

Efeitos negativos da covid-19 impactaram 44% das empresas

Segundo estudo, as empresas mais afetadas sรฃo as pequenas, que tem atรฉ 49 funcionรกrios

Na primeira quinzena de julho, 44,8% das 2,8 milhรตes de empresas brasileiras perceberam efeitos negativos da pandemia de covid-19. O efeito foi pequeno ou inexistente para 28,2% e para 27% os efeitos das medidas de isolamento social foram positivos.

Os dados sรฃo do terceiro ciclo da Pesquisa Pulso Empresa, divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatรญstica (IBGE).

As empresas mais afetadas sรฃo as pequenas, que tem atรฉ 49 funcionรกrios e respondem por 2,7 milhรตes do total pesquisado. Nesta faixa, 44,9% sofreram impacto negativo. Nas mรฉdias, que tem entre 50 e 499 funcionรกrios, o impacto negativo foi sentido por 39,1% e entre as grandes o percentual ficou em 39,2%. Jรก o impacto positivo foi sentido por 27% das pequenas empresas, 23,4% das mรฉdias e 25,3% das de grande porte.

โ€œEsse impacto se deu de forma desigual, mais de 500 empresas fecharam as portas nesse perรญodo, e com isso o nรบmero dos desempregados aumentaram, existe uns segmentos por serem essenciais, em vez de cair atรฉ cresceram, como รฉ o caso de farmรกcias e supermercados. Porรฉm pequenas lojas, como รฉ no caso de roupas e calรงados, tiveram muitas quedasโ€ explicou o economista Fabio Martinez.

Ele reforรงa que vรกrias empresas estavam se adaptando e investindo em redes sociais.

โ€œCom as portas abertas hรก a tendรชncia de melhoras e atรฉ criar mecanismos de driblar essa crise financeira, que o pequeno muitas vezes  sofre maisโ€ disse.

โ€œEsse impacto se deu de forma desigual, mais de 500 empresas fecharam as portas nesse perรญodoโ€ explica Fรกbio Martinez (Foto: Arquivo FolhaBV)

Setor de serviรงos

O setor de serviรงos foi o mais impactado no perรญodo pesquisado, com 47% das 1,2 milhรฃo de empresas relatando efeitos negativos, com destaque para os serviรงos prestados ร s famรญlias (55,5%) e os serviรงos profissionais, administrativos e complementares (48,3%). No setor do comรฉrcio os efeitos negativos atingiram 44% de 1,1 milhรฃo de empresas, com maior impacto no comรฉrcio de veรญculos, peรงas e motocicletas (52,4%).

A indรบstria ficou estรกvel, com um impacto negativo em 42,9% das 313,4 mil empresas, e na construรงรฃo, com 38% das 160 mil empresas afetadas negativamente.

Vendas

A queda nas vendas por causa da covid-19 na primeira quinzena de julho foi relatada por 46,8% das empresas, o efeito foi pequeno ou inexistente para 26,9% e positivo para 26,1%.

O comรฉrcio varejista (54,6%) foi o mais impactado nas vendas; seguido pelos serviรงos profissionais, administrativos e complementares (48,1%) e de serviรงos prestados ร s famรญlias (47,7%). A queda nas vendas na indรบstria foi relatada por 40,8% das empresas do setor e na construรงรฃo por 31,9%.

Perceberam aumento nas vendas no perรญodo analisado 40,5% das empresas de comรฉrcio de veรญculos, peรงas e motocicletas. No comรฉrcio como um todo, o percentual รฉ de 32,7% e na indรบstria 28% das empresas aumentaram as vendas.

Sobre a capacidade de fabricaรงรฃo dos produtos ou a capacidade de atendimento aos clientes, 47,4% das empresas nรฃo percebeu alteraรงรฃo no perรญodo analisado, 41,3% alegaram dificuldade e para 11,3% houve facilidade.

O acesso aos fornecedores de insumos, matรฉrias-primas ou mercadorias nรฃo teve alteraรงรฃo para 51,8% das empresas e 38,6% tiveram dificuldade, com destaque para o comรฉrcio de veรญculos, peรงas e motocicletas (72%) e o setor de comรฉrcio como um todo (47,4%).

 A queda nas vendas por causa da covid-19 na primeira quinzena de julho foi relatada por 46,8% das empresas (Foto: Nilzete Franco/Folhabv)

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