Cotidiano

Cursos de especialização médica serão implantados em Roraima

O trabalho para montagem dos cursos já iniciou e a previsão é de que tanto a residência médica quanto o curso de pós-graduação em saúde indígena já estejam formatados até o fim deste ano

Está em formatação à implantação de dois cursos na área da saúde indígena, um de pós-graduação e outro de residência médica em Roraima. O encaminhamento foi feito pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos (Gaemi-DH).

De acordo com o procurador de Justiça e coordenador do Gaemi-DH, Edson Damas, a reunião em que foi definida a execução dos projetos foi realizada em Brasília, no último dia 07 de agosto, e contou com representantes dos Ministérios da Educação e da Saúde, da Fundação Getúlio Vargas e dos reitores da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianeli, e da Universidade Estadual de Roraima, Regys de Freitas.

Segundo o procurador, o atendimento à saúde indígena tem sido uma das maiores carências apresentadas pelos índios ao órgão ministerial. 

“Nós recebemos no MP muitas demandas individualizadas e de famílias indígenas, então, em razão dessa realidade de Roraima e do trabalho que desenvolvemos junto aos povos indígenas, os Ministérios da Educação e da Saúde nos convidaram para participar como Instituição parceira na construção desses dois projetos”, destacou.

O trabalho para montagem dos cursos já iniciou e a previsão é de que tanto a residência médica quanto o curso de pós-graduação em saúde indígena já estejam formatados até o fim deste ano. A grade curricular de ambos os cursos deverá levar em consideração o aspecto da abordagem do profissional ao indígena e o respeito à cultura e cosmologia desses povos.

“O atendimento deve melhorar muito com a qualificação profissional e, quem sabe, abrir mais concursos para contratação de trabalhadores especializados em saúde indígena”, ressaltou Damas.   

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.