Cotidiano

Até julho, Estado arrecadou apenas 41% do IPVA de 2020

Renegociação do IPVA atrasado só é possivel quando já foi encaminhado a dívida ativa

Com a pandemia do novo coronavírus, as datas para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em Roraima ganharam uma prorrogação de 90 dias. Porém, com o encerramento deste prazo, os cofres públicos arrecadaram apenas 41% do valor total até o momento. A informação é da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) à pedido da FolhaBV.

Ao todo, o Estado deve arrecadar R$ 67.409.054,20 de 104.345 veículos. Mas, até a última sexta-feira (31), nem metade do valor havia sido pago. Ou seja, foram quitados R$ 27.808.959,15 pelos contribuintes.

O chefe de arrecadação da Sefaz, Tom Zé Albuquerque, explica que o IPVA atrasado só pode ser renegociado quando já foi inscrito na dívida ativa, como os referentes ao ano de 2018. A partir daí, o contribuinte deve buscar a Procuradoria Geral do Estado (PGE).   

“Em relação ao ano corrente, não é possível parcelar. Porque o estado já deu a prorrogativa de você pagar por três vezes, em três cotas. Os anos passados, sim, é possível a negociação e parcelamento de acordo com o montante previsto”, esclarece.

Albuquerque também destaca a importância do pagamento deste imposto, visto que Roraima possui um número maior de isentos do IPVA, 113.009 ao todo. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.