Cotidiano

Roraima notificou mais de 1,6 mil casos de dengue em 2020

O estado de Roraima contabiliza 1623 notificações relacionadas à doença. Deste total, 540 foram confirmados

Quase mil e seiscentos casos de dengue foram notificados no estado de Roraima apenas em 2020. Os dados da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) mostram que de janeiro até o momento, segundo dados do NCFAD (Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue), o estado de Roraima contabiliza 1623 notificações relacionadas à doença. Deste total, 540 foram confirmados.

Com relação ao ano 2019, o NCAFD apontou que Roraima registrou 979 notificações relacionadas a Dengue. Deste total, 244 foram confirmados.

Até 20 de março, 344 ocorrências foram confirmadas a cada 100 mil habitantes. Em toda a região Norte, apenas o estado do Acre, que registra altíssimas taxas de incidência, está à frente de Roraima, que tem cerca de 197 ocorrências para cada 100 mil habitantes. 

A Secretaria de Saúde de Roraima afirmou que vai promover novas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nos municípios com alta incidência de dengue no estado. Entre elas está mobilizar a população por meio de campanhas publicitárias no rádio e em outros meios de comunicação.

Os principais sintomas da dengue são:

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.