Cotidiano

30 comunidades indígenas ficam isoladas após rompimento de estrada

O trecho da RR-171, que interliga por terra várias comunidades como a da Água Fria, se rompeu na tarde desta terça-feira (9)

Um trecho da RR-171, que dá acesso à 30 comunidades indígenas entre os municípios de Normandia e Uiramutã, se rompeu na tarde desta terça-feira (8), isolando não só o acesso a essas localidades, mas também o acesso da população que vive ali as localidades mais próximas, como os próprios municípios e a RR-319, conhecida como Transarrozeira.

A informação foi confirmada pelo prefeito de Uiramutã, Manuel da Silva Araújo, o Dedéu, que declarou que já está sendo tomadas as providências necessárias para a construção de um desvio na estrada, que é de responsabilidade do Estado.

“Existe uma situação difícil para poder realizar o serviço, mas convocamos não só as lideranças, mas toda a população daquela região para fazer um planejamento, buscando uma maneira de fazermos esse o mais rápido possível e melhor, para que dure pelo menos até o fim do período das chuvas”, declarou Araújo.

O prefeito do município do extremo norte de Roraima afirma que já notificou o Executivo estadual sobre a situação. “Procuramos o governo no mesmo momento em que recebemos a informação do rompimento. Acionamos a Defesa Civil Estadual e a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura)”, acrescentou.

OUTRO LADO – Em nota enviada a reportagem, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que um engenheiro da Pasta e uma equipe da Defesa Civil estão se deslocaram na manhã desta quarta-feira, dia 10, ao local para averiguar a situação.

 

“Além disso, serão deslocadas para a região da Água Fria, no Uiramutã, patrulhas mecanizadas para realizarem serviços emergenciais de melhoria na estrada, nesse período chuvoso” completou a pasta.