Cotidiano

Funcionários do Samu denunciam falta de condições de trabalho    

Uma denúncia recebida pela Folha aponta que profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV) estariam atuando sem condições por conta de bases da corporação deterioradas, falta de EPI, farda reserva e a falta de t

A Folha de Boa Vista recebeu uma denúncia em relação à estrutura da divisão municipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com uma fonte de dentro do próprio Samu boavistense, a equipe estaria atuando em péssimas condições de trabalho.

Primeiramente, os denunciantes disseram que as bases das equipes se encontram totalmente insalubres. Banheiros sem tampa nos vasos, colchões imundos e armários quebrados estariam fazendo parte da rotina desses trabalhadores.

“Imagina a situação: nós saímos de nossas casas, deixamos nossos filhos, e ao chegarmos à base, o local se encontra sujo, os colchões lamentavelmente imundos e ainda temos que dividir banheiros com homens. Não temos sequer uma fechadura na porta do banheiro e o vaso está só o assento”, relatou à denunciante.

A fonte também denunciou que nem todos os profissionais foram contemplados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e aqueles que chegaram a ganhar os kits só teriam recebido uma máscara, sem ser cirúrgica, e óculos de proteção. “Fora que ainda não nos deram outra farda para que tenhamos de reserva para trocar após o contato com o paciente”, acrescentou.

A falta desses equipamentos foi sentida no momento em que a equipe precisou transladar um paciente com suspeita de Coronavirus (Covid-19). Na ocasião, o equipamento da viatura teria sido coberto por sacos de lixo.

Segundo a denunciante, a falta de técnicos para trabalhar nas ambulâncias também seria uma realidade enfrentada pelos membros da corporação. Ela também  denunciou que a coordenação geral  do Samu Municipal estaria obrigando os profissionais do Samu a limparem a viatura. 

“Arriscamos nossas vidas para salvar vidas alheias e somos tratados dessa forma por essa gestão. Eu pergunto meu Deus porque somos tratados dessa forma, por pessoas não capacitadas que ocupam cargos políticos?”, questionou.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que disponibiliza a todos os servidores das viaturas do SAMU-BV os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIS), conforme orientações indicadas pelo Ministério da Saúde (MS), nos boletins epidemiológicos e na nota técnica 04 da ANVISA.

Disse ainda que tem adotado medidas para que o fornecimento dos EPIs não seja interrompido, e quando necessário sejam repostos.

Em relação a informação de que estariam faltando técnicos, o órgão municipal informou que, para complementar o quadro de servidores, a prefeitura fez convocação no último dia 19 de novos servidores.

“Esclarecemos que todas as viaturas funcionam com a quantidade de profissionais preconizada pela política nacional de urgência e emergência, ou seja, nas viaturas de suporte básico, contamos com um condutor e um técnico de enfermagem e na viatura de suporte avançado com um enfermeiro, um condutor e um médico” declarou a SMSA.

Sobre a limpeza das viaturas, a secretaria ressaltou que se seguem as orientações descritas no PE24 (protocolo de limpeza concorrente da ambulância), instituído pelo MS.

Por fim, a pasta pontuou que tem adotado constantemente medidas para a melhoria do ambiente das bases descentralizadas (Olenka e Caranã), e adotará medidas mais efetivas a fim de corrigir possíveis falhas estruturais que ainda detém nos espaços.