Cotidiano

Sesau não está pagando TFD, afirma irmão de paciente

O não pagamento, segundo o denunciante, tem prejudicado o irmão, que está a três anos fazendo tratamento para epilepsia em São Paulo, e a mãe, que está como acompanhante

Um leitor da Folha entrou em contato com a reportagem para denunciar que o pagamento do Tratamento Fora de Domicilio (TFD) supostamente não estaria sendo realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau).

De acordo com o denunciante, que não se identificou, a falta de pagamento tem prejudicado o custeio da viagem de sua mãe e seu irmão, que está a três anos realizando em São Paulo tratamento para a epilepsia. O leitor também não quis informar o nome do paciente, por medo de possíveis represálias.

“Meu irmão e minha mãe viajaram por meio do TFD e, de uns tempos para cá, começou a ter esses atrasos nessa ajuda de custo. Teve tempos em que demorava mais de um mês para cair esse dinheiro e tínhamos que nos virar para que eles pudessem se manter lá, pois estavam atrasando aluguel e passando necessidades. Esse mês mesmo ainda não caiu o custo”, relatou o homem.

De acordo com o homem, o irmão tem sido atendido fora do Estado desde 2017, viajando novamente para a capital paulista em 2018. Nesses três anos, já foram feitas dois cirurgias no paciente.

Para tentar resolver esses problemas, a família tentou buscar respostas junto a Sesau desde o inicio da nova gestão.

“Nós vamos atrás disso e sempre escutamos que depende de assinatura do secretário, que o dinheiro já foi para o financeiro e pedem para aguardarmos. Ficam o mês inteiro nisso”, encerrou.

Em nota encaminhada a Folha, a Sesau afirmou que o repasse das ajudas de custo para pacientes em Tratamento Fora de Domicílio, realizadas pela Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) está ocorrendo normalmente.

“A secretaria acrescenta que a situação do repasse pode ser verificada pelo paciente ou pelo acompanhante do mesmo na CGRAC, que funciona dentro da sede da própria Sesau, no bairro Aeroporto, ou por meio do número (95) 98406-6450”, encerrou a nota.