Cultura

Coronavírus: Como falar da importância da higiene com as crianças?

Saiba o que fazer para ensinar os pequenos a cuidarem da própria saúde 


Família e escola devem atuar juntas no aprendizado e educação das crianças, inclusive sobre higiene e hábitos saudáveis. De acordo com a médica pediatra Ana Carolina Brito, as crianças aprendem principalmente pelo exemplo, então deve partir dos pais e cuidadores um comportamento correto a ser seguido pelos pequenos.

Nesse momento, é importante que os pais reforcem com os filhos e pratiquem com eles a higienização das mãos em casa, mostrando a seriedade da situação e a importância do autocuidado, sem deixar o lúdico de lado.

O assunto é sério, mas as crianças assimilam melhor quando brincam sobre o que estão fazendo. Ensine a lavar as mãos com música, faça desafios, peça para a criança ensinar outras pessoas da família qual a melhor forma de se cuidar. Fazer os pequenos participarem do processo engaja e mostra a importância do que está sendo ensinado.

“Além das orientações sobre a importância da higiene na manutenção da nossa saúde, atividades lúdicas fixam o aprendizado das crianças, dessa forma, brincadeiras, músicas e jogos devem ser realizados com as crianças, a fim de falar sobre a importância da higiene em nossa vida. É sempre importante reforçar as atitudes positivas com elogios e aprovação e corrigir as atitudes inadequadas com orientação e aconselhamento”, reforça.

Não é necessário alarmar as crianças, mas sim mostrar que o cuidado e carinho com a própria higiene, principalmente lavando bem as mãos e usando álcool gel, já é uma grande atitude diante de toda a situação.

“Momentos de contação de história também podem ajudar a reflexão infantil e esclarecer de forma leve e clara as noções de higiene pessoal, coletiva e seu impacto no controle de doenças, principalmente as transmissíveis na nossa comunidade. Incentivar as crianças a falar sobre o conteúdo aprendido ou a escrever e desenhar sobre ele ajudam a esclarecer e fortalecer as orientações”, explica.

Outra dica da médica é deixar o canal de comunicação aberto e pergunte quais as dúvidas dos pequenos sobre o assunto. “Estar disponível para esclarecer as dúvidas e ouvir a opinião das crianças é essencial, além de valorizar a convivência familiar/escolar e reforça a importância de manter bons hábitos de higiene e saúde”, diz.