Política

Deputados fecham terceira semana sem votar matérias

Com informações de Wynicius Gonçalves

Os deputados estaduais de Roraima podem fechar a terceira semana sem deliberação de matérias, caso nenhum veto governamental ou projeto de lei seja discutido na sessão ordinária desta quinta-feira, 12. 

Os parlamentares estão sem deliberar matérias desde o retorno do recesso, em 18 de fevereiro deste ano. Neste período, as deliberações foram atrapalhadas pela falta de discussão dos vetos em comissões, que trancavam a pauta em plenário, além do feriado de Carnaval. 

Na quarta-feira, 11, a sessão foi aberta, mas sequer houve expediente. Apenas três dos 24 parlamentares registraram presença. O deputado Odilon Filho (Patri), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos.

A ausência dos parlamentares foi justificada principalmente pelas oitivas dadas pelo ex-secretário de Saúde de Roraima, Allan Garcês, e de seu adjunto à época, Rodrigo Santana, para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na Pasta. Para ouvi-los, seis dos sete membros da comissão tiveram que ir até Brasília.

Apesar das audiências, o presidente da CPI, Coronel Chagas (PRTB), classificou como frustrante a ida dos parlamentares, pois o que foi apresentado pelo ex-secretário já era de conhecimento da CPI. “Ele não trouxe nada de novo. Mas a investigação é assim, é um garimpo onde vamos em busca de todas as informações possíveis sobre as denúncias que chegam até nós”, explicou Chagas. 

Vale ressaltar que o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), chegou a cobrar celeridade na avaliação dos vetos e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou 38 matérias legislativas na última reunião, na semana passada. Porém, desde então, não houve deliberação em plenário. (W.G.) (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.