O Ano Letivo 2020 na rede estadual de ensino de Roraima inicia nesta quinta-feira, 30, pelas escolas da capital Boa Vista, com mais de 40 mil estudantes retornando às salas de aula. Dados do Censo Escolar 2019, apontam que o Estado possui 57 escolas e 40.633 alunos na capital.
Segundo o Calendário Escolar, o Ano Letivo 2020 terá 202 dias, sendo 50 dias no primeiro, terceiro e quarto bimestres e 52 dias no segundo bimestre. Para o retorno das aulas, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) iniciou a entrega dos itens para o preparo da merenda escolar.
Neste primeiro momento, estão sendo entregues biscoito, iogurte, polpa de frutas, extrato de tomate, arroz, feijão, farinha, macarrão, ovos, frango, peixe e carne moída. Após esta primeira entrega de gêneros, as escolas serão abastecidas com produtos da agricultura familiar, como frutas (laranja, mamão, banana, melancia e tomate) e hortaliças (cheiro-verde, rúcula e alface), além de macaxeira, pimentão e abóbora, entre outros.
Além da entrega da merenda, os professores retornaram na segunda-feira, 27, ao ambiente de trabalho para planejamento e alinhamento das atividades para o ano letivo 2020.
No interior
As aulas das escolas estaduais do interior e das comunidades indígenas do Estado iniciaram na segunda-feira, 27, quando 34.753 alunos retornaram às atividades letivas.
Seguindo o Calendário Escolar e em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) que estabelece 200 dias letivos e 800 horas de aula, nestas escolas os estudantes retornaram para cumprir o ano letivo 2019, em função do atraso do início das aulas no ano passado.
Nas escolas do interior, 17.951 alunos retomam o 4º bimestre letivo de 2019 e encerrarão as aulas no dia 15 de fevereiro. Nas escolas indígenas, as aulas para os 16.802 estudantes seguirão até o dia 19 de março.
Para o inicio das aulas, o DAE (Departamento de Apoio ao Educando) realizou as rotas de entrega dos gêneros da merenda escolar no dia 22 de janeiro pelos municípios de Amajari, Pacaraima, Alto Alegre e Cantá (comunidades indígenas).
No dia 28 de janeiro, as rotas foram para Uiramutã, Bonfim, Alto Alegre e para os municípios do sul do Estado. Em relação ao transporte escolar, o serviço está sendo prestado por 36 empresas que, juntas, atenderão estudantes em 139 escolas.
A Seed também já está trabalhando na elaboração do Calendário Escolar 2020 para o interior e escolas indígenas e, assim que for concluído, será amplamente divulgado para a comunidade.